24 de junho de 2026
Cidades em Foco
GeralMarcolândiaSaúde

Marcolândia é representada em Teresina durante seminário estadual sobre hanseníase 

Vera Lúcia - Representante de Marcolândia, coordenadora da Vigilância Epidemiológica

A Prefeitura de Marcolândia marcou presença no 3º Seminário Piauiense de Combate à Hanseníase, realizado no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento reuniu representantes dos 224 municípios do Estado do Piauí e teve como objetivo principal fortalecer as ações de prevenção, diagnóstico precoce e controle da hanseníase, destacando o papel estratégico da Atenção Primária à Saúde no enfrentamento da doença.

Durante o seminário, foram discutidas estratégias voltadas à identificação precoce dos casos, ao acompanhamento adequado dos pacientes e ao fortalecimento das equipes de saúde nos municípios. A iniciativa busca interromper a cadeia de transmissão da hanseníase, doença que ainda representa um desafio para a saúde pública, especialmente em regiões com maior vulnerabilidade social.

Representando o município de Marcolândia, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Vera Lúcia, destacou a importância da capacitação contínua e da atuação integrada de todos os profissionais que compõem a rede básica de saúde. “A importância é para que a atenção primária possa estar atenta aos pacientes e à transmissão da doença. Todos os profissionais, desde o médico até a recepção do posto de saúde, precisam observar os sinais, pois o principal no combate à hanseníase é a detecção precoce. Para evitar a cadeia de transmissão, é necessário que todos estejam atentos”, ressaltou.

Segundo a coordenadora, a participação de Marcolândia no seminário reafirma o compromisso do município com a saúde preventiva e com a redução dos casos da doença no território local. “Estamos aqui representando o município de Marcolândia para que possamos diminuir os casos no nosso município, levando mais conhecimento e fortalecendo as ações junto à nossa população”, completou Vera Lúcia.

A Prefeitura de Marcolândia segue investindo em capacitação profissional, informação e ações preventivas, visando garantir um atendimento cada vez mais eficaz, humanizado e resolutivo à população, fortalecendo as políticas públicas de saúde e o enfrentamento contínuo à hanseníase.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais