29.9 C
Jacobina do Piauí
28 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacionalPolítica

Marco temporal de terras indígenas: como votou cada senador do Piauí

Senadores do Piauí: Ciro Nogueira, Jussara Lima e Marcelo Castro — Foto: Senado

Nesta quarta-feira (27), o Senado aprovou por 43 votos a 21, o marco temporal para demarcação, uso e gestão de terras indígenas. Dois senadores da bancada do Piauí votaram contrários ao texto e um votou favoravelmente. O projeto segue agora para sanção do presidente Lula (PT).

Jussara Lima (PSD-PI) e Marcelo Castro (MDB-PI) votaram contrários à matéria, de acordo com as orientações do Governo. O senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI) votou favorável ao projeto de lei n º2903/2023.

Segundo o texto, são consideradas terras tradicionais aquelas que, na data da promulgação da Constituição Federal em 5 de outubro de 1988, eram habitadas por indígenas em caráter permanente, utilizadas para atividades produtivas, imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários ao bem-estar e necessárias à sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições.

Caso os povos não consigam comprovar que estava na terra demarcada nesta data, poderão ser expulsos.

“A cessação da posse indígena ocorrida anteriormente a 5 de outubro de 1988, independentemente da causa, inviabiliza o reconhecimento da área como tradicionalmente ocupada”, diz o artigo 4º do PL.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais