25.7 C
Jacobina do Piauí
15 de janeiro de 2025
Cidades em Foco
GeralInternacionalNordeste em Foco

Marcelo Castro sobre aproximação entre Progressistas a base de Lula: “essa palavra impossível não existe”

Marcelo Castro - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Os rumores de uma aproximação entre o partido Progressistas (PP) e a base de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganharam destaque recentemente. Essa articulação seria parte de um acordo que envolveria o apoio do PP à candidatura de Lula à reeleição em 2026 e, em contrapartida, garantiria suporte à eleição de líderes do partido em estados estratégicos.

Nesta sexta-feira (22), o senador Marcelo Castro (MDB) comentou os intensos rumores sobre um possível alinhamento do Progressistas ao Governo Federal, bem como a possibilidade da ocupação de um ministério estratégico e apoio à reeleição de Lula em 2026.

“Em tudo na vida essa palavra impossível não existe. Que os rumores estão muito intensos e estão. Então vamos aguardar os acontecimentos para ver em que isso vai dar, mas que os comentários estão muito fortes, estão, tanto em Teresina quanto em Brasília”, disse Marcelo Castro.

Segundo o senador, os comentários indicam que o Ministério da Saúde poderia ser oferecido ao Progressistas, com Arthur Lira, atual presidente da Câmara dos Deputados, como principal nome para assumir a pasta.

“É o que está falando, quer dizer, um apoio do Progressistas ao Lula, na sua reeleição, em troca de o PP ocupar um ministério importante. O que está se falando é o Ministério da Saúde, eu não estou avalizando isso, estou contando os comentários e uma das exigências seria a eleição do Ciro Nogueira no Piauí e do Arthur Lira em Alagoas”, afirmou.

Apesar da especulação, Marcelo Castro destacou que não há confirmação concreta sobre as articulações.

“São comentários, o que é que eu tenho de concreto? Nada. Estou falando o que eu ouço falar, que você ouviu falar, que todos nós estamos ouvindo falar. Tanto aqui quanto em Brasília”, concluiu.

Como fica Ciro Nogueira no Piauí?

A possível aproximação entre o PP e a base de Lula, caso confirmada, representaria um movimento político significativo. Atualmente, o Progressistas é comandado nacionalmente pelo ex-ministro da Casa Civil, senador piauiense Ciro Nogueira, que já se posicionou como um dos principais críticos do governo Lula. No entanto, a disputa de lideranças regionais, como a reeleição de Arthur Lira em Alagoas e de Ciro Nogueira no Piauí, pode influenciar em negociações estratégicas entre o partido e o Palácio do Planalto.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais