O deputado federal Marcelo Castro (PMDB) é o convidado desta segunda-feira (20) na audiência pública sobre Reforma Política na Assembleia Legislativa. Deputados, ex-deputados, lideranças de partidos e outros interressados no assunto foram até a Alepi para acompanhar a discussão.
Relator da reforma política na Câmara dos Deputados, Marcelo Castro comentou sobre o financiamento de campanha, um dos pontos polêmicos da discussão. “É onde a porca torce o rabo na reforma política, porque é um assunto que não tem unanimidade”, afirmou.
Outro ponto ainda sem consenso é o modelo de sistema político a ser adotado.
Marcelo Castro defendeu a unificação das eleições e afirmou que o Brasil não suporta mais os pleitos a cada dois anos.
Além de deputados estaduais da atual legislatura, estiveram na audiência ex-parlamentares como Roncalli Paulo, Kléber Eulálio (hoje prefeito de Picos) e Mauro Tapety – os dois últimos são candidatos a uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).
Marcelo Castro finalizou sua explanação declarando que o principal objetivo da reforma é aproximar a sociedade da classe política, dos processos políticos. Segundo ele, o Brasil vive uma crise de representatividade e a população deve participar mais das discussões políticas.
Redação do portal Cidades em Foco
Com informações Cidade Verde