31.5 C
Jacobina do Piauí
3 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Marcelo afirma que PMDB já decidiu sobre 2018 e desafia João Henrique

Em entrevista no Jornal do Piauí desta segunda-feira (11), o deputado federal Marcelo Castro (PMDB-PI), presidente do partido no estado, comentou a pretensão do ex-ministro João Henrique Sousa de disputar as eleições para governador no ano que vem. Castro reafirmou que o PMDB já tem posição tomada para apoiar a reeleição de Wellington Dias (PT) e sugeriu que João Henrique dispute uma cadeira na Câmara Federal.

Marcelo Castro disse que é um direito legítimo de João Henrique postular a candidatura ao Palácio de Karnak, mas lembrou que o PMDB passou a ocupar cargos no Governo e tem um acordo com Wellington Dias, não seguido somente pelo ex-ministro e pela deputada estadual Juliana Moraes Souza.

“Eu entendo que o PMDB, para 2018, já tomou a sua decisão (…) O PMDB não pode dar esse passo, ocupar cargos, participar da administração, e quando chegar em 2018 dar um passo para trás e cair fora”, disse Castro, na TV Cidade Verde.

Sobre as intenções de João Henrique, que tem visitado o interior do Piauí na tentativa de viabilizar sua candidatura, Marcelo Castro lembrou que foi professor de Física e, em sala de aula, às vezes precisava usar o raciocínio inverso como estratégia para chocar o aluno. O deputado afirmou que é preciso ter popularidade, a união do partido, coligações amplas e o conhecimento da população para viabilizar o candidato. Condições que Castro deu a entender não serem as do ex-ministro no momento.

O deputado federal relembrou ter cogitado o mesmo que João Henrique em 2014 e disse que a falta de união do PMDB em torno de seu nome “foi um dos grandes problemas da minha pré-candidatura”.

Marcelo Castro também revelou ter encomendado uma pesquisa na qual 76% dos entrevistados jamais tinham ouvido falar em seu nome, mesmo com sua forte atuação na Câmara dos Deputados. “Agora você imagina o João Henrique, que foi candidato pela última vez em 1998. Vão completar agora 20 anos que ele não é candidato. Se você fizer uma pesquisa hoje, quantos porcento você acha que o conhece?”, questionou o deputado.

Por conta desses fatores, Marcelo Castro afirmou já ter sugerido a João Henrique que ele retorne para a disputa eleitoral como candidato a deputado federal. Pelas declarações do próprio ex-ministro no Notícia da Manhã desta segunda-feira, ainda empolgado com possibilidade de unir as oposições em 2018, a sugestão não foi aceita.

 

 

Com informações da TV Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais