27.9 C
Jacobina do Piauí
12 de junho de 2024
Cidades em Foco
GeralPolícia

Mais de 14% da verba da saúde do PI é gasta com acidentados de trânsito

O secretário da Saúde, Francisco Costa, afirmou nesta sexta-feira (26), que mais de 14% de toda a verba da saúde do Piauí é gasta com vítimas de acidentes de trânsito. A afirmação foi dada durante o lançamento da campanha “Viva. Não Mate, Nem Morra”, que tem como objetivo promover a paz no trânsito.

Segundo o secretário, o Piauí tem um percentual crescente de investimentos da saúde no tratamento a acidentados no trânsito, que passou de 10,54% em 2010 para 14,51% em 2014, um crescimento de quase 50%.

“No Brasil, o Piauí é o estado que lidera o percentual de acidentes de trânsito com relação ao número populacional. Nos leitos, temos situações gravíssimas e quando têm a sorte de sair com vida, vão para o tratamento de reabilitação, com fisioterapia e muitas vezes não ficam mais aptos ao trabalho”, afirmou o secretário.

O gestor falou também que esses acidentados geram prejuízo econômico, já que os recursos gastos com tratamento poderiam ser alocados para outros serviços em saúde. “Reduziria muito o peso sobre o SUS (Sistema Único de Saúde), se melhorássemos nossa conduta no trânsito”, complementou o diretor-geral do Detran, Arão Lobão.

A campanha “Viva. Não Mate, Nem Morra” é promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e foi lançada na Unidade Escolar José Amável. A escola foi escolhida por ter sido beneficiada por uma parceria entre a Escola Piauiense de Trânsito, ligada ao Detran, quando 50 alunos puderam passar pela formação, teórica e prática, e tirarem a carteira de habilitação.

“Temos muitos alunos carentes que não têm condições de tirar habilitação. Essa parceria com o Estado foi fundamental para a vida deles. Hoje recebemos essa campanha que, certamente, terá a adesão dos nossos alunos e seus familiares”, disse a diretora Rosângela Veras.

Na segunda-feira (29), a I Blitz Educativa “VIVA. Não mate, nem morra” será realizada no cruzamento das avenidas Nossa Senhora de Fátima e Jóquei Clube. A atividade será das 7h às 9h e contará com o apoio da Companhia Independente de Trânsito (CIPTran). Durante a ação, os técnicos distribuirão material com dicas de segurança, orientando os condutores sobre o comportamento ideal no trânsito.
Fonte: G1 PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais