18 de março de 2025
Cidades em Foco
GeralInternacionalPolícia

Lideranças indígenas, empresários e funcionários públicos são alvos de investigação da PF no Piauí

Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou uma operação na manhã desta quarta-feira (19) onde investiga lideranças indígenas, empresários, funcionários públicos, líderes sindicais e corretores de imóveis suspeitos de integrarem um esquema criminoso de grilagem de terras na região Centro-Sul do Estado. Batizada de Operação Aldeia Verde, a ação consiste no cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão.

São dois mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão sendo cumpridos em Teresina, Currais, Bom Jesus e nas cidades de Mamboré e Maringá, no Estado do Paraná. Em nota, a Polícia Federal deu detalhes da ação. O esquema resultou na venda ilegal de terras na comunidade indígena Akroá-Gamella.

“A ação consistia na ocupação de áreas passíveis de apropriação, utilizando-se de violência e ameaças para expulsar antigos ocupantes”, explicou a polícia.

Após a ocupação, os documentos eram falsificados para a venda ilegal das terras da União, incluindo áreas de proteção ambiental e terras indígenas tradicionalmente vinculadas à etnia Akroá-Gamella, na localidade Morro dÁgua e Barra do Correntinho, nos municípios de Baixa Grande do Ribeiro, Uruçuí, Bom Jesus e Currais.

A Operação Aldeia Verde acontece em parceria com o Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria da República no Piauí.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais