A juíza Valdênia Moura Marques de Sá foi empossada como magistrada substituta na Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) durante solenidade na manhã desta segunda (18). A magistrada se torna a terceira mulher, dentre os 14 magistrados titulares e substitutos, a compor a Corte. Juntamente com Keylla Ranyere Lopes Teixeira Procópio, também substituta, e Maria Luíza de Moura Mello e Freitas, juíza titular.
A magistrada vai assumir a vaga deixada pelo juiz João Antônio Bittencourt Braga Neto e ficará na Corte Eleitoral no biênio 2024/2026. Valdênia Moura falou da felicidade de assumir o cargo.
“Estou muito emocionada, é a terceira mulher fazer parte da corte, isso é muito importante, essa união de força do homem e mulher, nós temos que caminhar sempre juntos e eu vou dar aqui o meu melhor, vou procurar dar o meu melhor para fazer valer a soberania e a democracia, a soberania popular e a democracia dessa corte junto com os integrantes da corte, aprendendo sempre com eles, porque nós estamos sempre aprendendo, eu vim aqui para aprender e dar o meu melhor nessa corte do TRE”, afirmou.
Já o presidente do TRE, desembargador Sebastião Martins, explicou que o aumenta das vagas para mulheres atende a uma definição federal.
“Além da resolução do CNJ, que busca a paridade de gênero, nós também temos a competência profissional da Dra. Valdemira, ela é a terceira mulher a fazer parte da corte, na categoria agora de substituta, então o TRE do Piauí está muito feliz, muito honrado, com a posse hoje. Uma grande magistrada, ela é juíza militar de carreira e hoje integra o esquadro do TRE, que é a juíza federal especializada na categoria de juíza substituta”, finalizou.