32.7 C
Jacobina do Piauí
19 de fevereiro de 2025
Cidades em Foco
GeralPicos

Jadyel e Dr. Pablo fazem força-tarefa em Brasília para garantir apoio do Governo e ajuda humanitária para Picos

Numa série de visitas aos ministérios da Esplanada em Brasília, o prefeito de Picos, Dr. Pablo Santos, sob a articulação do deputado federal Jadyel Alencar, visitou ministros e chefes de setores, e pediu ajuda emergencial do Governo Federal para mitigar os estragos ocasionados pelas enchentes em Picos. A comitiva também contou com a presença do senador Marcelo Castro e do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias. Aproximadamente 500 famílias foram atingidas em Picos, mas o número pode ser maior ao considerar outras cidades e regiões também afetadas.

No ministério das Cidades, a solicitação compreende a obras de Contenção de Encostas e Drenagem Urbana, além da disposição emergencial de habitações do Minha Casa Minha Vida. O ministro Jader Barbalho Filho se comprometeu a buscar celeridade nos processos e encaminhamento dos recursos, maquinários e apoio humanitário.

No ministério da Agricultura, a comitiva se encontrou com Fernando Soares, Subsecretário de Orçamento. Planejamento e Administração da Pasta. Soares afirmou que vai reunir esforços no sentido de garantir ações imediatas de socorro à agricultores familiares diretamente impactados pelas chuvas.

No Ministério do Desenvolvimento Social, o ministro Wellington Dias garantiu toda a estrutura do ministério à disposição de Picos, e de outras cidades como, São Luiz, Uruçuí e Guadalupe, e regiões atingidas.

Num esforço interministerial, o MDS vai autorizar na segunda-feira (20.01), o pagamento unificado do Bolsa Família. Outras medidas são: o cofinanciamento do auxílio para atender aos desabrigados, a garantia de apoio com o fomento rural para perdas da agricultura familiar e uma integração de vários ministérios.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que “todo o Governo Federal está mobilizado neste momento para dar apoio à população de Picos”. “Reafirmo o compromisso do Ministério da Saúde, que tem atuado cada vez mais em situações de emergências climáticas, de enchentes, porque é a realidade que vivemos hoje, com kits, medicamentos e um trabalho também de apoio aos municípios na assistência à população”, disse.

A ministra, a comitiva solicitaram apoio médico-hospitalar, para ajudar no atendimento de pessoas acometidas por doenças derivadas de enchentes e desmoronamentos.

A comitiva também articula a antecipação do FGTS para famílias impactadas e ações emergenciais de reconstrução e drenagem urbana.

Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais