35.1 C
Jacobina do Piauí
9 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralJacobina do Piauí

Jacobina do Piauí: Alunos da Unidade Escolar Severo Rocha promovem ação em alusão ao Setembro Amarelo; veja fotos

A 2ª série do Ensino Médio, da Unidade Escolar Severo Rocha Estadual, com o apoio da 17ª GRE, por intermédio da professora Josina Neta, da disciplina projeto de vida, realizou um momento em alusão à campanha do Setembro Amarelo.

O momento contou com a presença da Psicóloga da 17ª GRE, Jucilânia Carvalho, além dos professores, equipe de coordenação e os alunos do ensino fundamental (8º e 9º ano) e médio (1º, 2º e 3º).

A disciplina do projeto de vida foi recentemente implementada na grade curricular da educação, com a proposta de auxiliar na cidadania e no autoconhecimento dos alunos em relação ao futuro. De acordo com a professora Josina Neta, a inclusão da pauta do Setembro Amarelo é imprescindível nessa etapa da vida dos estudantes.

“A disciplina projeto de vida tem o objetivo de formar cidadãos e criar uma ponte entre quem o aluno é e quer ser. Incluir o Setembro Amarelo é uma forma de conscientizar os estudantes  que estão na fase de adolescência e juventude, além de ter um impacto significativo na saúde mental”, afirmou.

A discente da 2ª Série do Ensino Médio, Maria Clara Carvalho, comentou o processo de escolha da temática e a necessidade de incentivar a discussão não apenas na escola, mas em todos os lugares, considerando o tabu ainda existente sobre a saúde mental.]

“A professora chegou na sala falando que tínhamos que fazer um trabalho e tive a ideia de falar sobre o Setembro Amarelo, porque é essencial falar para outras pessoas. Estou me sentindo muito feliz por ter dado certo e muito agradecida por todos terem ajudado e apoiado essa ideia”, destacou a aluna.

Durante a programação, a psicóloga abordou os fatores protetivos, como aumentar contato com familiares e amigos, buscar e seguir tratamento adequado para doença mental, envolvimento em atividades religiosas e iniciar atividades prazerosas ou que tenham significado para a pessoa. A aluna Erica Cristina ainda recitou um poema escrito por ela mesma.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais