25.7 C
Jacobina do Piauí
15 de janeiro de 2025
Cidades em Foco
DestaqueGeralQueimada Nova

Interpi entrega título coletivo de terra para comunidade quilombola Baixa da Onça, em Queimada Nova

Fotos: CCOM

O Instituto de Terras do Piauí (Interpi) entregou, na sexta-feira (29), o título coletivo de terra para 134 famílias da Comunidade Quilombola Baixa da Onça, localizado a 28 km do município de Queimada Nova, no interior do Piauí. A comunidade, que vive em harmonia com a natureza e preserva tradições ancestrais, agora tem seus direitos oficialmente reconhecidos.

As equipes do instituto realizaram estudos detalhados sobre a área, que possui  1.358,9633 de hectares, para viabilizar a titulação coletiva da comunidade. O processo garantiu a regularização integral do território, atendendo a uma demanda histórica da comunidade.

“Eu nunca pensei que viveria para ver esse dia. Passei minha vida inteira lutando nesta terra, vendo meus pais e avós batalharem sem saber se um dia ela seria nossa de verdade. Sofremos muito, enfrentamos seca, falta de água e humilhação. Mas nunca desistimos. Hoje, com esse título na mão, sinto como se todo o sacrifício tivesse valido a pena”, relatou o agricultor Miguel, um dos moradores mais antigos do quilombo.

WhatsApp Image 2024-11-30 at 05.21.11.jpeg

A regularização de territórios quilombolas é uma prioridade do Governo do Piauí, reforçando o compromisso com a inclusão social e o desenvolvimento sustentável. O avanço na titulação desses territórios reflete uma decisão política sólida e o diálogo constante entre o Interpi e os movimentos sociais, permitindo um entendimento profundo das demandas e necessidades das comunidades.

Rhubens Ribeiro, diretor de gabinete do Interpi, reafirmou o compromisso da instituição com a regularização fundiária no estado. “Nosso objetivo é garantir que todos os territórios quilombolas do Piauí que já pleitearam regularização sejam devidamente titulados. Viva Baixa da Onça, viva os quilombos do Piauí e viva o Piauí!”, comemorou o gestor.

Situado a 513 km da capital Teresina, o Quilombo Baixa da Onça tem sua  trajetória marcada pela perseverança de homens e mulheres que enfrentaram preconceitos e discriminações ao longo de gerações.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais