23.9 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPatos do Piauí

Instituto Flor do Cajueiro encerra I Feira da Agricultura Familiar de Patos do Piauí com saldo positivo e shows

O Instituto Flor do Cajueiro em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária, apoiado pela gestão de Joaquim Neto e Luizinho, realizou, entre os dias 22 e 23 de março, a I Feira da Agricultura Familiar do Povoado Cajueiro, localizado na zona rural do município de Patos do Piauí. A agenda recebeu a visita de municípios vizinhos e ofereceu uma série de atividades para os dois dias.

Para marcar uma programação memorável, o evento contou com uma mega estrutura em estandes, palco, som, iluminação, banheiros químicos e muita segurança para assegurar a melhor participação de todos os populares.

O prefeito Joaquim Neto ressaltou a grandeza do evento realizado, observando todos os produtos expostos e a adesão do público. O gestor enfatizou e agradeceu as parcerias da Prefeitura com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Instituto Flor do Cajueiro, considerado um dos grandes responsáveis pelas ações dos dois dias.

“Foi um evento positivo, onde atraiu muitas pessoas importantes para o povoado, considerado, geograficamente, um dos maiores do estado do Piauí. É uma alegria ter na feira todos os produtos da região. Grandeza e sucesso para Patos, Cajueiro e toda a macrorregião”, afirmou.

A Feira da Agricultura Familiar recebeu parcerias do Ministério da Agricultura e do Governo do Piauí. O idealizador do evento, vice-prefeito Luizinho, avaliou a realização da agenda e destacou a satisfação em observar as exposições e todos os populares aproveitando a vasta estrutura no Povoado Cajueiro.

“O resultado foi produtivo e positivo. Nós visitamos os estandes e pegamos o diagnóstico de cada um, onde todos estavam satisfeitos com as vendas. Isso é importante e mostra que o agricultor estava feliz. Vamos trabalhar para fazer no próximo ano, porque acreditaram no nosso trabalho”, pontuou.

Agricultora no Povoado Cajueiro, Sonia Maria trouxe seus produtos para a exposição e comercialização, como o coco verde, goiaba, banana, feijão verde, batata doce e a procurada manga rosa. Relatando um alto volume de vendas, a moradora destacou a expectativas superadas com o evento, parabenizando os organizadores e a gestão local.

“A feira de ontem foi muito lucrativa e hoje minha irmã foi buscar mais mercadorias. Foi uma boa ideia de Luizinho e do prefeito Joaquim Neto. Nunca tinha visto isso aqui, foi a primeira vez, mas eu gostei muito da ideia dos dois”, frisou a produtora.

O assistente técnico do setor de convênios do Ministério da Agricultura e Pecuária, Marcos Oliveira, comentou sobre a alegria de ajudar no incentivo de eventos da temática, pois valoriza a produção local e aproxima a comunidade. O investimento no evento, de acordo com o assistente, não será único, mas tem a proposta de se tornar contínuo.

“É uma alegria muito grande, através de mim representando o Ministério, proporcionar à comunidade esse evento e fortalecer a unidade dos agricultores. Pretendo estar acompanhando outros eventos, também. São produtos de qualidade e a feira atrai toda a comunidade, crescendo ainda mais a agricultura”, comentou.

A coordenadora do Instituto Flor do Cajueiro na Paraíba, Cláudia Lima, ministrou a oficina temática da economia solidária, sob perspectiva do associativismo e do cooperativismo para um desenvolvimento social nas políticas públicas. Segundo a profissional, o momento foi conduzido para um público jovem, trabalhando a metodologia participativa para que entendam os conceitos e levem o conhecimento para casa, proporcionando viabilidade econômica, autogestão e empoderamento de homens e mulheres.

“O agricultor pode ficar dentro do contexto econômico, porque não podemos desvincular a economia solidária do agricultor. Precisamos fazer essa ligação e visibilidade de que é importante que eles trabalhem e articulem a economia solidária dentro da associação, porque senão fica sem o elo do contexto solidário”, destacou.

PROGRAMAÇÃO

O primeiro dia da feira foi realizado na sexta-feira (22), contando com a abertura dos estandes e as oficinas de capacitação, com temática de economia solidária e do mercado da apicultura. A data foi encerrada com apresentação cultural.

No sábado (23), após a abertura dos estandes, os populares puderam participar das oficinas temáticas da cajucultura e canais de comercialização da ovinocaprinocultura no território do Vale do Itaim. Após uma apresentação cultural, foi realizada a rodada de negócios e o Cozinha Show, finalizando com o show regional de Alvino Luz & Amado Edilson.

O evento contou com a presença de prefeitos da região, deputado, vereadores e secretários municipais de Patos e região. Estiveram presente o prefeito GD (Jacobina), Milton Rodrigues (Floresta), Novin (Francisco Macedo), Mirin (Conceição do Canindé), deputado estadual Evaldo Gomes e sua esposa, a secretária de esportes o Piauí, Josiene Campelo, dentre outras autoridades políticas da macrorregião.

Veja fotos da abertura da I Feira da Agricultura Familiar do povoado Cajueiro, em Patos do Piauí

Instituto Flor do Cajueiro abre programação da I Feira de Agricultura Familiar de Patos do Piauí; veja fotos

Veja fotos do segundo dia da Feira da Agricultura Familiar no povoado Cajueiro, em Patos do Piauí

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais