O Instituto Flor do Cajueiro em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária, apoiado pela gestão de Joaquim Neto e Luizinho, realizou, entre os dias 22 e 23 de março, a I Feira da Agricultura Familiar do Povoado Cajueiro, localizado na zona rural do município de Patos do Piauí. A agenda recebeu a visita de municípios vizinhos e ofereceu uma série de atividades para os dois dias.
Para marcar uma programação memorável, o evento contou com uma mega estrutura em estandes, palco, som, iluminação, banheiros químicos e muita segurança para assegurar a melhor participação de todos os populares.
O prefeito Joaquim Neto ressaltou a grandeza do evento realizado, observando todos os produtos expostos e a adesão do público. O gestor enfatizou e agradeceu as parcerias da Prefeitura com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Instituto Flor do Cajueiro, considerado um dos grandes responsáveis pelas ações dos dois dias.
“Foi um evento positivo, onde atraiu muitas pessoas importantes para o povoado, considerado, geograficamente, um dos maiores do estado do Piauí. É uma alegria ter na feira todos os produtos da região. Grandeza e sucesso para Patos, Cajueiro e toda a macrorregião”, afirmou.
A Feira da Agricultura Familiar recebeu parcerias do Ministério da Agricultura e do Governo do Piauí. O idealizador do evento, vice-prefeito Luizinho, avaliou a realização da agenda e destacou a satisfação em observar as exposições e todos os populares aproveitando a vasta estrutura no Povoado Cajueiro.
“O resultado foi produtivo e positivo. Nós visitamos os estandes e pegamos o diagnóstico de cada um, onde todos estavam satisfeitos com as vendas. Isso é importante e mostra que o agricultor estava feliz. Vamos trabalhar para fazer no próximo ano, porque acreditaram no nosso trabalho”, pontuou.
Agricultora no Povoado Cajueiro, Sonia Maria trouxe seus produtos para a exposição e comercialização, como o coco verde, goiaba, banana, feijão verde, batata doce e a procurada manga rosa. Relatando um alto volume de vendas, a moradora destacou a expectativas superadas com o evento, parabenizando os organizadores e a gestão local.
“A feira de ontem foi muito lucrativa e hoje minha irmã foi buscar mais mercadorias. Foi uma boa ideia de Luizinho e do prefeito Joaquim Neto. Nunca tinha visto isso aqui, foi a primeira vez, mas eu gostei muito da ideia dos dois”, frisou a produtora.
O assistente técnico do setor de convênios do Ministério da Agricultura e Pecuária, Marcos Oliveira, comentou sobre a alegria de ajudar no incentivo de eventos da temática, pois valoriza a produção local e aproxima a comunidade. O investimento no evento, de acordo com o assistente, não será único, mas tem a proposta de se tornar contínuo.
“É uma alegria muito grande, através de mim representando o Ministério, proporcionar à comunidade esse evento e fortalecer a unidade dos agricultores. Pretendo estar acompanhando outros eventos, também. São produtos de qualidade e a feira atrai toda a comunidade, crescendo ainda mais a agricultura”, comentou.
A coordenadora do Instituto Flor do Cajueiro na Paraíba, Cláudia Lima, ministrou a oficina temática da economia solidária, sob perspectiva do associativismo e do cooperativismo para um desenvolvimento social nas políticas públicas. Segundo a profissional, o momento foi conduzido para um público jovem, trabalhando a metodologia participativa para que entendam os conceitos e levem o conhecimento para casa, proporcionando viabilidade econômica, autogestão e empoderamento de homens e mulheres.
“O agricultor pode ficar dentro do contexto econômico, porque não podemos desvincular a economia solidária do agricultor. Precisamos fazer essa ligação e visibilidade de que é importante que eles trabalhem e articulem a economia solidária dentro da associação, porque senão fica sem o elo do contexto solidário”, destacou.
PROGRAMAÇÃO
O primeiro dia da feira foi realizado na sexta-feira (22), contando com a abertura dos estandes e as oficinas de capacitação, com temática de economia solidária e do mercado da apicultura. A data foi encerrada com apresentação cultural.
No sábado (23), após a abertura dos estandes, os populares puderam participar das oficinas temáticas da cajucultura e canais de comercialização da ovinocaprinocultura no território do Vale do Itaim. Após uma apresentação cultural, foi realizada a rodada de negócios e o Cozinha Show, finalizando com o show regional de Alvino Luz & Amado Edilson.
O evento contou com a presença de prefeitos da região, deputado, vereadores e secretários municipais de Patos e região. Estiveram presente o prefeito GD (Jacobina), Milton Rodrigues (Floresta), Novin (Francisco Macedo), Mirin (Conceição do Canindé), deputado estadual Evaldo Gomes e sua esposa, a secretária de esportes o Piauí, Josiene Campelo, dentre outras autoridades políticas da macrorregião.
Veja fotos da abertura da I Feira da Agricultura Familiar do povoado Cajueiro, em Patos do Piauí
Veja fotos do segundo dia da Feira da Agricultura Familiar no povoado Cajueiro, em Patos do Piauí