23.9 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPiauí

Incidência de dengue aumenta para 61% no Piauí; Ministério da Saúde recomenda teste rápido

Foto: Freepik

O Piauí registrou um aumento de 61,1% na incidência de dengue na décima semana epidemiológica, comparado com o mesmo período do ano passado. Os dados fazem parte do boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) no último domingo (10).

Veja o boletim completo aqui

Segundo o informe, em 2023 eram 1480 casos prováveis, já este ano, o número subiu para 2.384. Sobre o número de casos confirmados, em 2023 foram 1.197 e em 2024, 1.345 casos.

Os municípios com maior número de casos prováveis são:

  • Teresina: 851
  • Bom Jesus: 536
  • Currais: 230
  • Guadalupe: 80
  • Ribeiro Gonçalves: 71

Em relação aos óbitos da doença, o Piauí registra apenas uma morte no município de Bom Jesus.

Testes rápidos para dengue

O Ministério da Saúde passou a recomendar o uso de testes rápidos para diagnóstico e fechamento de casos de dengue. De acordo com a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, foi elaborada uma nota técnica para orientar estados e municípios sobre o uso de testes rápidos para dengue.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, informou que a distribuição dos testes dependerá da quantidade de casos notificados em cada região.

“Segundo o Ministério da Saúde, eles vão adquirir e distribuir aos estados e o quantitativo em relação a isso vai depender dos casos notificados. Nós fomos alertados de que os testes, quando adquiridos, serão distribuídos para o estado”, informou.

Da Redação (Com informações Gorete Santos – TV Cidade Verde e Agência Brasil) 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais