A 22ª edição do projeto social Impacto Sertão Livre aconteceu entre os dias 13 e 20 de julho, no município de Simões-PI. As atividades contaram com ações voltadas para o atendimento da saúde, cursos profissionalizantes, visitas e eventos de cultura e lazer com acesso gratuito.
Durante a semana, o município recebeu 200 voluntários divididos e organizados em grupos: equipes responsáveis pela visitação, com momentos de oração, além de equipes do atendimento da saúde, com médicos para crianças, adultos e idosos, bem como as especialidades de fisioterapia, psicologia, nutrição e dentista.
Para atingir o município integralmente, todas as localidades da zona urbana e rural receberam as ações do projeto. Os dias foram marcados por ações recreativas para crianças na Quadra Poliesportiva, além de shows culturais na Praça do Abrigo, contando com divisão para crianças e depois para os adultos.
De acordo com Renata Sulamita, profissional atuante no planejamento e organização dos atendimentos da saúde, o Impacto Sertão Livre recebe voluntários, mas é necessário que haja esforços e auxílios do município para que o evento ocorra com a qualidade esperada.
“É necessário contar com a infraestrutura de todo o município, como as escolas, UBS, ônibus escolares para o deslocamento e artigos para os shows. É uma ação social, mas tem todo o apoio da Prefeitura entrando com a logística”, afirmou.
A profissional ainda destacou a experiência no decorrer do planejamento, ressaltando o incentivo dos funcionários do município e acolhimento da população. Segundo Renata, o grupo de coordenação do evento trabalhou com agilidade, organização e dinamismo, fazendo com que o encerramento abrisse espaço para retornos positivos.
“Foi uma experiência muito enriquecedora. Desde as primeiras reuniões de planejamento, foi possível perceber que se tratava de uma ação grandiosa. A coordenação conduziu com agilidade e nós, profissionais do município, participamos como apoio e presenciamos momentos que impactaram positivamente toda a nossa comunidade”, finalizou.