Na tarde da última sexta-feira (27), na BR-316, em Campo Grande do Piauí (PI), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma barra de ouro, com peso de 346g, e 200ml de produto líquido análogo a mercúrio, ambos sem a documentação necessária. Os produtos estavam sob posse de um homem de 56 anos, que foi preso em flagrante.
Após solicitar os documentos do veículo e do motorista, os agentes procederam com a inspeção dos equipamentos obrigatórios. Durante a verificação, foi encontrada uma barra de material semelhante a ouro, pesando aproximadamente 346 gramas. Questionado sobre o minério, o condutor relatou que havia recebido o material de um terceiro, na cidade de Centro Novo do Maranhão, e que o destino final seria a cidade de Santa Luz, na Bahia, onde o entregaria.
O homem também informou que não possuía qualquer tipo de autorização para o transporte do ouro. Na continuação da fiscalização, os policiais encontraram, no compartimento do filtro de ar do veículo, duas garrafas plásticas de 200 ml contendo um líquido semelhante a mercúrio, substância altamente tóxica e que também exige autorização para transporte.
Diante dos fatos, o homem, o veículo e os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Fronteiras. O homem responderá, em princípio, por Usurpação de bem ou matéria-prima da União.
Nucom PRF