A disputa eleitoral em cidades de médio e pequeno porte do Brasil virou uma “guerra de números”, com base em supostas pesquisas que apresentam resultados para todos os gostos. Em determinados locais, a quantidade de levantamentos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) chega a ser maior do que a de capitais e outros municípios maiores.
Em Picos (PI), cidade que fica a 318 quilômetros de Teresina, existem versões bem distintas de pesquisas sendo utilizadas pelos candidatos. O atual prefeito, Gil Paraibano (PP), disputa a reeleição, numa briga direta com o deputado estadual Dr. Pablo Santos (MDB). Ambos possuem publicações nas redes sociais com resultados de levantamentos que os colocam na dianteira.
A cidade de 83 mil habitantes é a 25ª do país com mais registros de pesquisa no TSE. Até a quinta-feira (26/9), eram 28, a mesma quantidade de Salvador (BA) e Curitiba (PR), e mais do que capitais, como Porto Alegre (RS), Vitória (ES) e Florianópolis (SC). Enquanto Paraibano diz liderar com mais de 40% das intenções de voto, Dr. Pablo usa pesquisas que o colocam com mais de 60%.
PT contra PL
Essa disputa acalorada e com diferentes versões numéricas é verificada, também, em Anápolis (GO), cidade de porte médio, com quase 399 mil habitantes, mas que chega a ter mais pesquisas do que o Rio de Janeiro (RJ). A corrida local reflete a polarização nacional. Os dois candidatos mais bem colocados são Antônio Gomide (PT) e Márcio Correa (PL).
O município já contabiliza 42 pesquisas, enquanto Rio de Janeiro e Fortaleza, por exemplo, têm 37 e 36, respectivamente. A briga entre PT e PL na cidade goiana virou uma disputa numérica, na tentativa de gerar influência e aumentar o otimismo das bases eleitorais. Por ter mais de 200 mil eleitores, Anápolis está sujeita a ter segundo turno.
O petista Gomide destaca, nas redes sociais, resultados diversos que o colocam na frente. “Gomide é líder e pode ganhar no primeiro turno”, diz uma das publicações. Já o representante do partido de Jair Bolsonaro (PL) reagiu nos últimos dias, com pesquisas que o apontam como líder da disputa. “Márcio bate o candidato do Lula”, afirma uma das postagens.
Veja as 120 cidades com mais pesquisas eleitorais no Brasil:
120 cidades com mais pesquisas eleitorais (até 26/9)
Cidades
Estado
N° de pesquisas
Teresina
PI
75
São Paulo
SP
70
Belo Horizonte
MG
66
Manaus
AM
63
Natal
RN
60
Goiânia
GO
49
Aracaju
SE
49
Palmas
TO
48
Belém
PA
47
Anápolis
GO
42