25 de junho de 2026
Cidades em Foco
DestaqueGeralInternacional

Governo Federal discute proposta nacional de contenção do diesel com Estados

Foto: Comsefaz

O Governo Federal discutiu com os Estados, nesta sexta-feira (27), a proposta nacional para conter a alta no preço do diesel, durante a 200ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), em São Paulo.

A medida prevê a concessão de subvenção aos importadores, no valor de R$ 1,20 por litro de diesel importado até o fim de maio, sendo R$ 0,60 custeados pela União e R$ 0,60 pelos estados.

O Governo Federal foi representado, durante as discussões, pelo secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Rogério Ceron, e pelo secretário da Receita Federal, Robson Barreirinhas.

Representando o Piauí, o secretário de Fazenda, Emílio Júnior, ressaltou que o Estado é favorável a medida.

“É uma iniciativa que pede a união de esforços entre o Governo Federal e os estados para que consigamos mitigar os impactos da alta do petróleo sobre a economia brasileira. A ideia é que isso reflita no valor final para o consumidor, garantindo o seu poder de compra. Conforme anunciado pelo governador Rafael Fonteles há poucos dias, o Piauí reafirma que é a favor da medida”, destacou o secretário da Fazenda, Emílio Júnior.

As unidades federativas que ainda não se posicionaram têm até a próxima segunda-feira (30) para apresentarem um parecer final. 

Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais