27.3 C
Jacobina do Piauí
16 de junho de 2024
Cidades em Foco
DestaqueEconomiaGeralNordeste em FocoPiauí

Governo divulga edital de licitação para privatização da Agespisa; leilão será em agosto

Agespisa — Foto: Jonas Carvalho / Clube News

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração (Sead), publicou edital de licitação para concessão dos serviços de abastecimento de água e o esgotamento sanitário, que atualmente é realizado pela Agespisa. O Governo do Piauí fará leilão em agosto, e espera lances mínimos de R$ 1 bilhãoO prazo da concessão é de 35 anos.

A privatização dos serviços que hoje são realizados pela Agespisa vem sido discutida pelo governo desde 2023. A data de abertura e entrega das propostas será no dia 9 de agosto deste ano, na sede da B3, bolsa de valores em São Paulo, e a divulgação do vencedor do leilão será dia 14 de agosto.

Confira aqui o edital e os anexos da licitação

De acordo com o documento, a modalidade da licitação é concorrência pública e o tipo é a menor tarifa combinada com maior valor de outorga, ou seja, a proposta mais vantajosa ganha.

“Desde o início, o processo primou pela transparência com reuniões de colegiado, comitê técnico, estudos e elaboração do projeto da concessão com disponibilização para consulta pública de toda a sociedade. O edital é resultado de um longo processo que iniciamos para transformar a realidade do fornecimento de água e do esgotamento sanitário da população piauiense”, explicou Monique Menezes, superintendente de Parcerias e Concessões do Estado.

A concessionária que vencer será responsável pela arrecadação das tarifas inerentes à prestação dos serviços, bem como outras receitas relativas aos serviços complementares, as multas e indenizações devidas pelos usuários e demais receitas acessórias.

Segundo o edital, o valor global nominal estimado do contrato, ao longo do prazo de vigência da concessão, que é de 35 anos, é de R$ 9.557.000.000,00 (nove bilhões e quinhentos e cinquenta e sete milhões de reais), na data-base de dezembro de 2023, resultante do somatório dos investimentos estimados.

Por Bárbara Rodrigues / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais