23 C
Jacobina do Piauí
17 de janeiro de 2025
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPiauí

Governo defende alinhamento de políticas públicas entre Estado, União e municípios

Foto: Ccom

O governador Rafael Fonteles disse, nesta quinta-feira (21), que o alinhamento de políticas públicas da União, Estado e municípios do Piauí vai agilizar o desenvolvimento do estado, pois permitirá a melhoria de indicadores de forma mais rápida. “A celebração de parcerias vai dar resultado efeito, concreto, lá na ponta, melhorando a vida das pessoas”, afirmou o gestor.

Rafael deu entrevista à imprensa pouco antes de iniciar o Pactos pelo Piauí, evento que visa estreitar as parcerias entre o Governo do Estado, o governo federal e os municípios do Piauí, além de promover o debate sobre políticas públicas em diversas áreas. O evento, realizado no Centro de Convenções de Teresina (CCT), é uma iniciativa do Governo do Estado e da Associação Piauiense de Municípios (APPM), com o apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

O chefe do Executivo estadual destacou também que essa integração entre os entes federativos é apoiada pelo presidente Lula. “Lula tem essa mesma visão de cooperação federativa e, como eu sempre digo, cada vez mais a União tem que entregar recursos aos estados e municípios, que são os que estão com a política pública sendo executada efetivamente”, comentou o gestor.

Rafael frisou ainda que os prefeitos precisam conhecer os planos e ações do Estado e União para que possam trabalhar juntos. “Eles precisam conhecer o que de fato o Governo do Estado e o federal podem oferecer, para alinhar com seus respectivos planos de movimento”, comentou Fonteles.

Na avaliação do governador, a realização do Pactos pelo Piauí antes do início dos novos mandatos dos prefeitos eleitos e reeleitos vai facilitar a integração com as políticas públicas entre municípios, Estado do Piauí e União. “Estamos aproveitando exatamente o momento entre a eleição e a posse dos prefeitos para que já possamos sinalizar as cooperações em várias áreas, assim que os prefeitos tomarem posse. Isso vai mais velocidade e mais planejamento para as ações dos municípios”, concluiu o gestor.

Ccom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais