22.3 C
Jacobina do Piauí
14 de janeiro de 2025
Cidades em Foco
GeralPadre MarcosPolítica

Governador Rafael Fonteles sanciona lei de combate a crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes

O governador Rafael Fonteles sancionou a Lei Nº 8.541, de 04 de dezembro de 2024, que institui a Campanha de Conscientização e Prevenção contra Crimes Cibernéticos, com foco no uso indevido da inteligência artificial (IA) em atos criminosos contra crianças e adolescentes no estado do Piauí. A lei foi proposta pelo deputado estadual Marden Menezes e publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (10).

Os principais objetivos da campanha são: promover debates sobre ética digital, privacidade e as consequências legais dos crimes cibernéticos; incentivar a criação de ações educativas diversificadas, abrangendo o uso seguro da internet e das redes sociais; e conscientizar pais, educadores, profissionais da área de tecnologia e a sociedade em geral sobre os riscos que os crimes cibernéticos representam para crianças e adolescentes.

Outros objetivos da medida incluem alertar a população sobre os perigos da pornografia infantil, deepfakes e outros conteúdos prejudiciais gerados por IA, além de esclarecer sobre a ilegalidade da produção, reprodução, distribuição e comercialização de materiais envolvendo crianças e adolescentes em contextos sexuais ou de nudez, destacando a gravidade do uso de deepfake para tais finalidades.

A lei também ressalta a importância da denúncia de crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes. Para ampliar o alcance da campanha, o Poder Executivo poderá firmar parcerias com organizações da sociedade civil e instituições educacionais.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais