31 C
Jacobina do Piauí
4 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Golpista se revolta ao ser descoberto e ofende vítima no Piauí: ‘vagabundo, deve ser pobre’

Bandido ofende vítima ao ser desmascarado em golpe — Foto: Arquivo pessoal

Um homem que foi alvo de uma tentativa golpe, e preferiu não ser identificado, foi ofendido por um golpista ao desmascará-lo. Ele percebeu que o golpista apresentou contradições na conversa ao intermediar a venda de um carro e foi ofendido: “Vagabundo, deve ser pobre”.

O homem contou  que estava em busca de um veículo para comprar e encontrou opções em anúncios nas redes sociais. Um dos veículos chamou atenção e ele entrou em contato com o suposto proprietário, pelo perfil na rede social.

De início, algo já o deixou em alerta: o valor estava muito baixo para a média do modelo. Esse é um dos principais pontos a observar na hora de fazer negociações online.

“Mas eu quis ver o carro, pra saber se valia a pena. Ele [golpista] me disse que o filho dele ia levar o carro para eu ver. Chegando ao local, vi o carro e falei com o dono. Quando falei que estava negociando com o pai dele, ele achou estranho e disse que o negociador não era o pai dele”, contou.

O dono do veículo também conversou com o g1. Segundo ele, o homem entrou em contato se apresentado como corretor de veículos e informando que já tinha um comprador interessado.

Ele marcou o encontro entre as duas possíveis vítimas dizendo que a negociação financeira deveria ser feita pelos dois apenas com ele.

Após o encontro, os dois perceberam que se tratava de um golpe: nenhum dos dois conhecia o homem pessoalmente, como ele dizia. Além disso, o valor que ele pedia pelo veículo estava muito abaixo do valor real que o proprietário estava pedindo, cerca de R$ 75 mil. O valor real do carro é de quase R$ 100 mil.

“Ele provavelmente conta com a pressa das pessoas, que veem o valor baixo e querem comprar logo. Aí ele some com o dinheiro e o comprador fica com o prejuízo”, avaliou o homem.

Após perceber as contradições, o homem disse ao golpista que não tinha mais interesse no carro e que sabia que o dono do veículo não era seu filho. Nesse momento, passou a ser ofendido.

“Vagabundo. Deve ser pobre concerteza (sic)”, respondeu o bandido.

“Golpe fraco esse teu, pensa que é esperto. Vai atrás de outro, esse tu não levou”, disse ele.

E o golpista finalizou: “Só você que pensa”.

O dono do veículo contou que ainda está avaliando se irá denunciar o caso à polícia. O golpista utilizou fotos do veículo para fazer outros anúncios online, que foram denunciados e excluídos das redes sociais.

Cuidados

A Polícia Civil orienta para que as pessoas tenham cuidados com ofertas que pareçam “boas demais” nas redes sociais. Além disso, sempre conferir a propriedade e desconfiar de intermediários.

Em casos de compra de veículos, é importante ainda conferir a procedência e acionar uma vistoria para garantir que o carro não seja roubado ou adulterado.

Quanto a outros golpes nas redes sociais, a principal orientação é nunca clicar em links que cheguem por mensagem, principalmente enviados por desconhecidos. É importante também ativar a autenticação de dois fatores nas redes sociais.

Pensando em orientar as pessoas sobre esses golpes, o agente de Polícia Civil do Piauí Maiccon Sousa desenvolveu um e-book com orientações e alertas sobre os golpes virtuais mais comuns. A cartilha é gratuita e ajuda a população a não cair em golpes.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais