22 C
Jacobina do Piauí
22 de junho de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Franzé Silva e Wellington discutem repasse de fundos para apoio a Apaes

Deputado Franzé

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva (PT), se reuniu, em Brasília, nessa quarta-feira (24), com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, para tentar solucionar o problema de repasse de fundos para as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e minimizar os danos causados às famílias que dependem dos atendimentos.

Franzé analisa a situação da Apae em Teresina – que teve rompidos os convênios pela Prefeitura, em 2022, e passou a enfrentar dificuldades para se manter. “Na maior parte das vezes, a gente conta com o voluntariado que ajuda as entidades a sobreviverem. Em Teresina, há uma grande quantidade de pessoas vulneráveis buscando atendimento”, observa, ressaltando que busca aproximar o governo federal da realidade e necessidades da população.

“Eu assumi o compromisso com eles [Apaes e outras entidades filantrópicas] de dialogar com o Governo Lula, para entender como está sendo pensado o repasse para elas, por conta do desmonte que o governo Bolsonaro fez”, explica Franzé. O ministro Wellington Dias pontua que está sendo examinada a atual situação das Apaes e entidades filantrópicas e estuda uma política nacional de saúde suplementar para um maior apoio a essas instituições.

“Aqui no Ministério, a gente é o executor, vamos trabalhar a parte de equipamentos para estruturar e melhorar o funcionamento. Aqui a gente trabalha diretamente com o município, com política social de assistência e tem um regramento que através de entidades fazemos investimentos”, assinala Dias. O deputado Franzé acrescenta que será elaborado projeto sobre a melhor forma de trabalhar o investimento em equipamentos e repasses de receitas.

Paula Sampaio
redacao@cidadeverde.com (com informações: Malu Souza/Ascom Unale)

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais