31.2 C
Jacobina do Piauí
3 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacional

Franzé diz que adotará perfil de diálogo na Alepi e promete destravar debates

Deputado Franzé

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva (PT), reconduzido ao cargo por unanimidade pelos parlamentares em eleição da Mesa Diretora, afirmou nesta quinta-feira (02) que a sua ascensão ao comando da Casa representa uma vitória contra o preconceito. O petista é o primeiro homem negro a comandar o Legislativo e prometeu destravar debates sobre pautas raciais no estado.

Franzé Silva também fez referência à Câmara Municipal, que também é comandada por um parlamentar negro, o vereador Enzo Samuel (PTD). O presidente da Alepi  classificou o cenário como um “momento histórico” para o estado.

“É muito da simbologia para que as pessoas possam imaginar que a Assembleia é uma Casa do povo. Com isso estamos destravando uma tradição da Assembleia para ter uma pessoa que veio do movimento popular, que é negro e que pode fazer uma política diferente, trazendo para dentro do Legislativo o debate de alguns temas que a sociedade precisa. Esse ano é um momento ímpar, o presidente Enzo Samuel está na Câmara e Franzé na Assembleia. Isso significa que estamos vencendo contra alguns preconceitos que precisam ser colocados na lata do lixo de quem pensa em uma sociedade elitista e que não olha para todos. Eu acho que é um momento histórico”, avaliou Franzé, durante a abertura do ano legislativo.

“Terei perfil de diálogo”

Em entrevista, Franzé Silva disse que terá um perfil de “diálogo”. Ele também acrescentou que pretende a abrir o Legislativo para uma participação ampla de movimentos populares. Conforme apurado pela reportagem com parlamentares da Casa, o deputado demonstrado uma postura politicamente conciliadora, prova do consenso alcançado com aliados do MDB para a eleição em dois biênios entre ele próprio e Severo Eulálio (MDB).

“Terei um perfil de diálogo, sou uma pessoa do diálogo e que busca abrir, especialmente espaço para os movimentos populares, a Casa estará aberta para a população”, disse.

Entre as mudanças implementadas na Assembleia, o novo presidente disse que vai fazer uma ampla reforma na estrutura do Plenário Deputado Waldemar Macedo. O petista que modernizar e informatizar  o formato das sessões e pretende, inclusive, mudar o horário delas para o período da tarde. Na programação dele também há a realização de novos concursos e sessões itinerantes no interior.

Relação com executivo 

Acerca da relação com o governador Rafael Fonteles (PT), colega de partido e aliado da base, Franzé Silva disse que existirá um alinhamento “Muito firme e forte”.

“Temos demonstrado isso ao governador, ontem à Assembleia mostrou-se unida para destravar o debate interno e a possibilidade de forma harmônica fazer o Piauí desenvolver mais”, declarou.

Fonte: Paula Sampaio  / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais