27.5 C
Jacobina do Piauí
16 de março de 2025
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPiauí

FMS transfere urgência odontológica para Hospital do Matadouro; veja onde buscar atendimento

Foto: Ascom/FMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina anunciou a transferência do serviço de urgência odontológica do Hospital da Primavera para o Hospital Ozéas Sampaio, localizado no bairro Matadouro. A mudança, segundo a FMS, tem como objetivo garantir um atendimento de melhor qualidade, uma vez que a nova estrutura do consultório no Matadouro é ampla, moderna e totalmente reformada.

A partir deste sábado (08), os moradores da zona Norte de Teresina que necessitarem de atendimento odontológico de urgência devem se dirigir ao Hospital Ozéas Sampaio. O serviço será restabelecido no Hospital da Primavera após a conclusão da reforma na unidade.

Atendimento odontológico de urgência em Teresina

Atualmente, a FMS disponibiliza seis unidades que oferecem atendimento odontológico de urgência 24h, todos os dias da semana:

  • Hospital Ozéas Sampaio (Matadouro)
  • Hospital Mariano Castelo Branco
  • Hospital do Monte Castelo
  • UPA do Satélite
  • UPA do Renascença
  • UPA do Promorar

O que são urgências odontológicas?

Segundo Jessa Alcobaça, dentista plantonista e apoiadora institucional da FMS, as urgências odontológicas têm como principal finalidade aliviar sintomas dolorosos, traumáticos e infecciosos na cavidade bucal. Entre os diagnósticos mais comuns, estão:

  • Dor de dente
  • Hemorragias
  • Abscessos (infecções)
  •  Traumatismos

Situação da odontologia na rede pública

A nova gestão da FMS encontrou o setor odontológico com graves problemas estruturais. Das 92 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 41 consultórios odontológicos estavam interditados ou com o serviço suspenso. Além disso, apenas um dos seis serviços de urgência odontológica estava funcionando no dia 1º de janeiro de 2025.

Desde então, dois consultórios de UBSs foram reativados e todos os seis serviços de urgência voltaram a operar normalmente.

De acordo com Dante Freitas, gerente de saúde bucal da FMS, a nova gestão está focada na reestruturação e melhoria do atendimento odontológico.

“Dentistas e auxiliares de saúde bucal já passaram por treinamentos este ano, o que ocorrerá de forma permanente. Além disso, realizamos a compra emergencial de materiais e insumos odontológicos e a equipe gestora segue trabalhando intensamente para aprimorar o atendimento na rede pública”, afirmou.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais