27.1 C
Jacobina do Piauí
3 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPicosPolícia

ÊXODO SEGURO: operação da DFHT de Picos desbarata quadrilha que atua no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

A Delegacia Especializada em Combate às Facções, Tráfico de drogas e Homicídios de Picos, DFHT, realizou, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (09), o desbaratamento de uma suposta quadrilha envolvida com a comercialização de entorpecentes e lavagem de dinheiro.

Em Picos, residências localizadas nos bairros São José, Bomba, Vila Barrão, Boa Sorte e Ipueiras foram os alvos da operação que executou 27 mandados de busca e apreensão e 13 mandados de prisões. Destes, apenas 10 pessoas foram presas e três seguem foragidas.

Em Picos, quatro alvos foram presos, sendo eles: T.G. do N., L. M. do N., M.L. do N. e J.M.J.; em Oeiras foi efetuada a prisão de J.S. de S.; em Juazeiro do Norte-CE foi preso o principal alvo, J.L. de S; e em Jaicós, um homem, de iniciais J.A.C., que foi encontrado com uma espingarda calibre 36 e várias munições.

Um vídeo de segurança de um prédio mostra o momento em que um dos alvos, residente na cidade de Juazeiro do Norte, estado do Ceará, pula a janela e foge para não ser preso. Um homem em Araripina-PE também foi preso na operação.

De acordo com o delegado Escobar, responsável pela DFHT, a quadrilha utilizava de vários artifícios para lavar o dinheiro do tráfico. O líder do esquema foi preso, juntamente com a esposa e a sogra, na Vila Barrão.

A Operação Êxodo Seguro foi desenvolvida pela DFHT em conjunto com o Serviço de Inteligência da Polícia Civil e, para execução do plano de ação, teve o apoio das delegacias de Fronteiras, Pio IX, Jaicós, Simões, Oeiras, Elesbão Veloso e Demerval Lobão, além das polícias do Ceará e Pernambuco.

Equipes da Força Estadual Integrada da Segurança Pública (FEISP), Delegacia-Geral, Gerência de Polícia do Interior, Diretoria de Polícia Metropolitana e Diretoria Especializada em Operações Policiais também participaram ativamente, inclusive, com a presença do delegado Tales Gomes, Coordenador do Grupo de Repressão ao Crime Organizado – GRECO.

Todas as delegacias de Picos também deram suporte à operação, somando, assim, um total de 60 policiais envolvidos somente em Picos, e mais de 40 pelas demais cidades onde foram cumpridos os mandados.

“A operação teve como objetivo desarticular o grupo criminoso que vinha atuando aqui em Picos e na região, tanto no tráfico de drogas quanto na lavagem de dinheiro. São alvos que já vinham sendo investigados. A Operação ‘Êxodo Seguro’ é mais um exemplo do empenho e da determinação das autoridades em garantir um ambiente seguro e tranquilo para todos”, declarou o delegado Escobar.

A delegada Francineide Fontes, titular da Delegacia Regional de Picos, parabenizou a ação da DFHT.

“Quero parabenizar o delegado Escobar e toda a equipe da DFHT pelo sucesso desta operação. É mais uma organização criminosa que está tendo suas atividades suspensas. Vale ressaltar que nosso compromisso sempre será o de desarticular essas ações delituosas, por isso temos sempre trabalhado em equipe, para que mais e mais organizações como esta sejam desfeitas”, frisou a delegada.

Foram apreendidas armas, munições dos mais variados calibres e drogas, as quais ainda estão sendo contabilizadas.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais