23 C
Jacobina do Piauí
17 de janeiro de 2025
Cidades em Foco
DestaqueEducaçãoGeralPaquetá do Piauí

Estudantes do Piauí desenvolvem ferramenta para detectar sono em motoristas e prevenir acidentes de trânsito

Foto: Ascom/Seduc

Alunos do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Moaci Madeira Campos, em Teresina, desenvolveram um sistema para reforçar a segurança no trânsito e prevenir acidentes causados pela sonolência, responsáveis por 40% das ocorrências nas rodovias federais segundo dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).

Com auxílio da Inteligência Artificial (IA) e um sistema de visão computacional, os estudantes da 1ª Série do Ensino Médio integrado ao Curso Técnico em Informática para Internet criaram uma ferramenta para identificar sinais de cansaço e sonolência dos motoristas. A tecnologia é composta por uma câmera que analisa pontos faciais e emite alertas educativos caso detecte alterações que indiquem fadiga.

“O projeto foi desenvolvido utilizando Python, com aplicação de Inteligência Artificial e visão computacional. Nosso objetivo é treinar o sistema para identificar também motoristas sob efeito de álcool, o que pode ampliar ainda mais sua contribuição para a segurança no trânsito”, explicou o professor Dougllas Oliveira, que orientou os alunos durante o desenvolvimento da ferramenta.

Uma das grandes inovações do projeto é a acessibilidade. Atualmente, sistemas semelhantes só estão disponíveis em veículos de luxo. Nesse sentido, os estudantes planejam oferecer uma alternativa de baixo custo e fácil instalação para que empresas e motoristas possam adotar a tecnologia em larga escala. A ideia surgiu durante a Feira das Profissões, onde o grupo optou por trabalhar com o tema “Segurança no Trânsito”.

O estudante Marcos Portela destacou a importância do projeto para a sociedade. “Esses casos de sonolência no trânsito causam muitos acidentes, principalmente de madrugada ou pela manhã cedo. Nosso maior objetivo é expandir essa tecnologia para mais pessoas e salvar vidas”, comentou.

Já Maria Vitória Medeiros celebrou a superação dos desafios durante o desenvolvimento do projeto. “Não foi fácil, mas conseguimos. Essa tecnologia só era vista em veículos muito caros e a nossa expectativa é que mais pessoas possam utilizá-la. O objetivo é oferecer mais segurança no trânsito”, reforçou.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais