23 de junho de 2026
Cidades em Foco
DestaqueGeralInternacional

Estudante de Jornalismo da Uespi é selecionada para imersão nas atividades da Câmara dos Deputados em Brasília

Tarsila Ribeiro é aluna do 3º perído do curso de Jornalismo do campus Poeta Torquato Neto, em Teresina. Foto: Ascom Uespi

A estudante Tarsila Ribeiro do Nascimento, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), está entre os 22 universitários selecionados em todo o país para participar do projeto Politeia, iniciativa da Universidade de Brasília (UnB) que proporciona uma imersão nas atividades legislativas da Câmara dos Deputados.

A 20ª Legislatura do Projeto Politeia, uma das mais tradicionais simulações legislativas universitárias do país, será realizada entre os dias 24 e 31 de julho, em Brasília, com atividades no Auditório Nereu Ramos, nos plenários das comissões e no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados. A programação reproduz, de forma prática, o funcionamento do Poder Legislativo Federal e proporciona aos participantes uma experiência imersiva nos processos políticos e institucionais do país.

Além da graduação, Tarsila desenvolve pesquisas de iniciação científica e se prepara para seguir carreira diplomática. Para ela, a seleção representa um importante reconhecimento de sua trajetória acadêmica.

“Ser selecionada nacionalmente para a 20ª Legislatura do Projeto Politeia é uma conquista que reforça minha trajetória acadêmica e meu interesse pelas áreas de comunicação e política. Como medalhista de olimpíadas científicas e participante de simulações da ONU, é muito gratificante integrar mais uma iniciativa de destaque nacional, agora voltada à vivência prática do processo legislativo brasileiro”, destaca.

Foto: Ascom Uespi

A estudante ressalta que a experiência possui um significado especial para sua formação profissional. Durante a simulação, ela atuará como repórter, acompanhando as atividades legislativas e exercitando competências fundamentais para o jornalismo.

“Atuar como repórter em uma simulação realizada na Câmara dos Deputados permitirá desenvolver habilidades essenciais da profissão, como cobertura política, produção de reportagens, realização de entrevistas e acompanhamento de processos decisórios, aproximando a teoria aprendida na universidade da prática jornalística em um ambiente institucional de grande relevância”, afirma.

Foto: Ascom Uespi

Segundo Tarsila, a seleção entre apenas 22 estudantes de todo o Brasil também representa o reconhecimento das experiências construídas ao longo da graduação e do seu compromisso com o jornalismo e a comunicação pública.

Projeto Politeia

Criado em 2003 pelo Programa de Educação Tutorial em Ciência Política (PET/Pol), da Universidade de Brasília, o Projeto Politeia surgiu com o objetivo de incentivar o debate sobre temas relevantes para a sociedade, ampliar o conhecimento prático sobre o processo legislativo brasileiro e estimular o engajamento político dos jovens.

A iniciativa reúne atividades de ensino, pesquisa, extensão e formação política, tendo como eixo central a simulação dos trabalhos da Câmara dos Deputados. Durante o evento, os participantes assumem diferentes funções, como parlamentares, repórteres, assessores de imprensa e fotógrafos, acompanhando todas as etapas da elaboração e tramitação de projetos de lei.

A metodologia busca aproximar os estudantes do funcionamento das instituições democráticas brasileiras por meio da vivência prática do processo político. Dessa forma, os participantes têm a oportunidade de compreender os procedimentos legislativos, desenvolver habilidades profissionais e ampliar sua visão sobre a relação entre Estado e sociedade.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais