25.3 C
Jacobina do Piauí
13 de junho de 2024
Cidades em Foco
EconomiaGeralNordeste em Foco

Estímulo à agricultura familiar é aposta para melhorar índices do sul do Piauí

O governador Wellington Dias declarou, na manhã desta terça-feira (26), em reunião com o bispo de Bom Jesus, dom Marcos Antônio Tavoni e o deputado estadual Fábio Novo, que o estímulo a agricultura familiar será um dos focos para promover o desenvolvimento econômico do sul do estado. O objetivo da visita foi discutir, junto com o Governo, a solução para problemas em comum enfrentados pelos municípios da região.

Segundo Dom Marcos Antônio, o clero se reúne com o governador no intuito de chamar atenção para os municípios do Sul do Piauí. “Apresentamos aqui alguns pedidos ao governador, especialmente na área da saúde, segurança, educação e infraestrutura de estradas. Como sabemos que o governador dialoga com todas as classes, viemos aqui pedir melhorias para nossas comunidades”, explica dom Marcos.

O governador afirma que está trabalhando para melhorar os indicadores econômicos e sociais do Piauí. “Queremos um Índice de Desenvolvimento Humano elevado, com menos desigualdades sociais. O Piauí cresce mais do que o Brasil e mais do que o Nordeste. Queremos aumentar a expectativa de vida da população. Para isso, vamos descentralizar os centros de alta complexidade em saúde, colocando UTIs e centros cirúrgicos nos hospitais de municípios polos, como Bom Jesus e atendimento de atenção básica adequada em todos os municípios”, garante Wellington.

Com o intuito dar solução às solicitações, o governador destaca que está trabalhando junto à Secretaria da Educação (Seduc) para aumentar a frequência escolar em todos os municípios, inclusive aos finais de semana.

“O Estado precisa de transporte escolar eficiente e de mais 8 mil professores em sala de aula. Para isso, precisamos reformular a gestão e valorizar o professor. Temos que evitar a evasão escolar, aumentar o nosso Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e descentralizar ensino superior e técnico, para que atinja a população do interior”, ressalta Dias.

Wellington explica que está viabilizando as condições de segurança pública em todos os municípios piauienses e garante que levará policiamento e melhoria na infraestrutura das delegacias.

Dentre as ações planejadas pelo Governo para a região Sul do estado está o estímulo à agricultura familiar no modelo adotado pelo Matopiba; o alargamento da BR 135, que passa por Bom Jesus; a instalação de matadouros públicos nos municípios; a ampliação do Programa Luz para Todos e a atenção especial aos dependentes químicos.

 

Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais