24.9 C
Jacobina do Piauí
4 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralInternacional

Escola estadual suspende aulas após surgimento de enxame de abelhas

Escola de Teresina está com aulas suspensas após a presença de um enxame em árvore do pátio — Foto: Reprodução/ TV Clube

Aproximadamente 400 alunos do Centro Estadual de Tempo Integral Solange Viana, no bairro Promorar, na Zona Sul de Teresina, estão há mais de 1 semana sem aulas por conta de uma colmeia no pátio central da escola.

Em nota, a Secretaria de Educação do Piauí (Seduc) informou que a retirada das abelhas está prevista para o domingo (5). (Veja nota completa ao final da reportagem).

Segundo o conselheiro da escola, Francisco Roque, as autoridades já foram informadas pela direção do Ceti, entretanto, o problema ainda não foi solucionado porque a responsabilidade pelo serviço é passado de um órgão para o outro.

“Eles colocam que é para os Bombeiros, aí o Bombeiro diz que é para fulano de tal, que diz que é para polícia do meio ambiente. O problema não foi resolvido, um tá colocando para o outro e a gente não sabe quem é que realmente vai resolver, e os pais dos alunos todo dia estão ligando para saber que dia que vai ter aula”, informou Francisco Roque, conselheiro.

A Polícia Ambiental informou que a responsabilidade pela remoção do enxame é do Corpo de Bombeiros. Procurado pelo g1 para comentar o caso, o Corpo de Bombeiros ainda não informou posicionamento.

Aviso informa a presença de abelhas em pátio de escola que está com aulas suspensas em Teresina — Foto: Reprodução/ TV Clube

Aviso informa a presença de abelhas em pátio de escola que está com aulas suspensas em Teresina — Foto: Reprodução/ TV Clube

A estudante Maria Clara Cunha reclamou da demora para solucionar o problema. Segundo ela, os alunos estão sendo muito prejudicados pela falta de aula.

“É uma coisa muito assustadora, porque a gente tinha acabado de voltar para as aulas, só fazia duas semanas. A diretora disse para a gente ir emborapor causa das abelhas, e acabou que essa semana toda a gente não teve aula”, reclamou a jovem.

Orientação dos bombeiros

Em pessoas alérgicas, a picada de uma abelha pode ser fatal. Em casos de incidente com os insetos, a vítima deve ser encaminhada para o hospital.

A orientação ao encontrar uma colmeia ou enxame de abelhas é não se aproximar, não tentar expulsar os animais e deixar o local o mais rápido possível.

O corpo de bombeiros e o Samu devem ser acionados caso alguém tenha sido picado pelos insetos.

Nota Seduc

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que a remoção da colmeia de abelhas localizada nas dependências do Ceti Solange Viana, localizado no bairro Promorar, já está programada para acontecer neste domingo, dia 5 de março, com o apoio da equipe de apicultores da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

As aulas na escola retornarão normalmente na segunda-feira, dia 6 de março. Toda a comunidade escolar já foi informada.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais