23.9 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueEconomiaGeralNordeste em FocoPiauí

Equatorial Piauí explica como é calculado o valor mensal da conta de energia

Talão de Energia - Foto: Ascom Equatorial

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estabeleceu que a bandeira tarifária continua verde em abril. Isso significa que não haverá cobrança adicional na fatura de energia porque as condições para geração de energia continuam favoráveis. Mesmo com a vigência da bandeira tarifária mais econômica, para evitar surpresas no valor da conta, além de um consumo consciente, o consumidor precisa entender como é calculada essa tarifa.

A conta de energia é composta pelos custos de geração, transmissão e distribuição da energia, dos encargos setoriais, que custeiam as políticas energéticas instituídas por lei para o setor elétrico, além dos tributos federais, estaduais e municipais PIS/COFINS, ICMS e a Contribuição de Iluminação Pública (CIP), que é repassada integralmente às prefeituras. Esses tributos podem variar de município para município. Dessa composição de valores, somente a parte referente à distribuição de energia é destinada à Equatorial Piauí.

“Com o valor arrecadado na distribuição de energia, a Equatorial Piauí faz uma série de investimentos para garantir mais qualidade e robustez no sistema elétrico piauiense. Esse mesmo recurso é utilizado para realizar as manutenções preventivas, investimentos em novas tecnologias, bem como a entrega de obras que buscam contribuir com o desenvolvimento do estado, a exemplo das subestações”, declara Jeffter Aguiar, Líder de Garantia da Receita da Distribuidora.

O consumo mensal de energia de um cliente é calculado pela diferença entre os registros de leitura do medidor no mês anterior e o atual, em um intervalo que pode variar de 27 a 33 dias, e é dado com base no kWh. Por outro lado, o valor da tarifa aplicável sobre essa energia consumida é estabelecido pela ANEEL para cada classe de consumidores da Equatorial Piauí.

Da Redação

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais