31.6 C
Jacobina do Piauí
8 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Enzo Samuel assume presidência da Câmara e diz que não vai criar obstáculos ao prefeito

Fotos: Paula Sampaio

O vereador Enzo Samuel (PDT) tomou posse como presidente da Câmara Municipal de Teresina na noite desta segunda-feira (02). A vereadora Pollyana Rocha foi empossada como vice-presidente, a primeira mulher a ocupar o cargo na história da capital.

Enzo Samuel foi escolhido para sucessão de Jeová Alencar (Republicanos) em eleição antecipada da Mesa Diretora em junho de 2022. Chamou atenção a ausência de Jeová Alencar, deputado estadual eleito, na cerimônia.

A posse de Enzo Samuel foi conduzida pelo decano da Casa, vereador Edson Melo (PSDB). Já o termo de posse foi lido pelo vereador Paulo Lopes (PSDB), primeiro secretário.

Enzo Samuel iniciou o discurso que fez em tribuna citando um versículo da Bíblia: “A Ele toda honra e toda glória”. Ele seguiu agradecendo a própria família. “O caminho é feito de pedras que, por vezes, nos derrubam e precisamos da nossa família para nós levantar”, acrescentou.

O parlamentar continuou traçando a trajetória que teve no movimento estudantil, a entrada no PCdoB, onde foi eleito pela primeira vez em 2016, e a ida para o PDT.

“Agradeço também ao meu grupo político e, por que não dizer família? Nosso trabalho começou eram duas ou três pessoas que acreditavam, hoje o nosso grupo é bem maior […] Agradeço a Jeová Alencar que hoje se afasta, mas, foi um grande presidente, Evandro Hidd que é presidente do PDT”, destacou. “Agradeço também ao Deolindo Moura, comemos muito pão com mortadela na época do movimento estudantil”, brincou.

O novo presidente fez questão de citar a todos os outros parlamentares da Casa na fala em que fez. Enzo Samuel destacou, inclusive, a presença do vereador Renato Berger (PSD). Quando foi eleito, o agora secretário era o nome cotado para ser o candidato à presidência com o apoio do grupo do Palácio da Cidade.

Sendo também um dos vereadores mais jovens a assumir a presidência da Câmara, Enzo Samuel destacou a própria negritude e falou sobre questões de racismo.

“Através da faculdade percebi que as oportunidades não são iguais para todos, percebi a importância da representatividade. Eleger na Mesa Diretora uma presidente negro é muito mais do que eleger um presidente. É dizer as pessoas negras que também podem chegar lá e ocupar espaços de relevância. É incentivar pessoas negras a ocupar posições de poderes”, declarou Enzo.

O presidente da Casa finalizou o discurso dirigindo-se ao presidente da Eturb, João Duarte (Republicanos), que estava da Mesa de Honra, representando o prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) que está em viagem a Brasília. Enzo Samuel disse ter sido bastante indagado por jornalistas se seria oposição ou situação, após ser eleito e respondeu ao filho do prefeito: “Quem ama a cidade jamais vai criar obstáculos, queremos criar pontes”, disse.

O vice-governador Themistocles Filho (MDB) e o secretário de Governo Marcelo Nolleto também estiveram presentes na posse, bem como o secretário de segurança Chico Lucas e o presidente da OAB-PI Celso Barros.

Fonte: Paula Sampaio  / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais