23.5 C
Jacobina do Piauí
6 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPolícia

Empresários e políticos do PI, MA e BA são alvos de operação da Gaeco; 41 mandados cumpridos

Foto: Divulgação/MPPI

Uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) cumpriu 41 mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira (11) contra políticos, servidores públicos e empresários de seis cidades do Piauí e outros dois estados suspeitos de desviar mais de R$ 1,8 milhão em recursos públicos Baixa Grande do Ribeiro, no Sul do estado

Segundo as investigações, o grupo agia em conluio para fraudar licitações no município, usando empresas de fachada que eram contratadas com sobrepreço pela gestão municipal. Mesmo sem executar os serviços, as empresas recebiam o pagamento e repassavam para as contas bancárias de empresários, políticos e seus familiares.

Autorizada pelo desembargador relator Sebastião Ribeiro Martins, da 1ª Câmara Especializada Criminal do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), a Operação Primus ainda realizou o bloqueio de bens  em nomes dos resultados no valor do montante contabilizado como desviados pela organização criminosa.

A ação também contou com a participação de agentes das polícias Civil e Militar do Piauí, Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), Controladoria-Geral da União no Piauí (CGU-PI), a Polícia Rodoviária Federal (PRF-PI) e do  GAECO do Ministério Público da Bahia.

Além de Baixa Grande do Ribeiro, os mandados foram cumpridos nas cidades de Ribeiro Gonçalves, Uruçuí, Floriano, Landri Sales, Teresina, Timon (MA) e Campo Alegre de Lourdes (BA), onde foram apreendidos cerca de R$ 200 mil.

Breno Moreno (Com informações do MP-PI)
[email protected]

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais