21 de março de 2025
Cidades em Foco
GeralPiauí

Empresário usa bateria de caminhão para ter energia durante apagão no Piauí

O empresário Daniel Moura usou da criatividade para continuar utilizando energia durante o apagão registrado em Teresina nesta quarta-feira (21). Coma uma bateria de caminhão, ele continuou assistindo televisão e com o ventilador ligando durante a queda de energia que afeta cidades em 13 estados do Norte e do Nordeste.

Daniel Moura compartilhou a astúcia em um grupo de amigos no Whatsapp que relatavam estar sem energia. “Aqui tem”, brincou o empresário, compartilhando fotos da fonte de energia improvisada que abastecia um aparelho de televisão e um ventilador enquanto diversos bairros da capital enfrentavam o apagam.

Para driblar a queda de energia, o empresário utilizou um inversor de corrente contínua em alternada, que transforma a voltagem de 12 volts em 220 volts, que possibilita a ligação de aparelhos domésticos com a bateria.

Daniel Moura usou um inversor de corrente para ligar aparelhos (Foto: Arquivo Pessoal / Daniel Moura)

Daniel Moura usou um inversor de corrente para ligar aparelhos (Foto: Arquivo Pessoal / Daniel Moura)

Queda de energia no Norte e Nordeste

A Eletrobras Distribuição Piauí informou que a queda foi causada por falha na rede básica por volta das 16h. Os primeiros indícios são de que houve um problema na usina de Belo Monte, no Estado do Pará. No entanto, a Centrais Elétricas do Pará (Celpa) afirmou que o problema aconteceu na usina de Tucuruí.

A usina é de responsabilidade das Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) e fornece energia para estados do Norte e Nordeste. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) comunicou que o problema foi causado por uma “perda de carga” e que as equipes do ONS estão dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste.

As causas de desligamento estão sendo investigadas. Segundo a ONS, a previsão é que o fornecimento seja totalmente restabelecido até às 18h30.

Fonte: G1 Piauí

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais