O Governo do Estado do Piauí encerrou, neste sábado (12), a passagem do projeto Diálogos pelo Piauí no município de Picos. A iniciativa busca promover uma escuta ativa da sociedade para alinhar as necessidades do povo com o planejamento governamental.
Neste final de semana, o evento ocorreu com uma Feira de Serviços no Complexo Esportivo da Cohab, oficinas de planejamento participativo na Universidade Federal do Piauí – campus de Picos, finalizando no Espaço Versalhes, com a plenária do governador do Piauí, Rafael Fonteles.
No território do Vale do Guaribas, o governador pôde ouvir movimentos sociais, lideranças e os populares de 23 municípios para sintonizar as prioridades do povo. O governador ressaltou a organização do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 a partir dos sete eixos, momento que contou com a participação de 15 órgãos do Governo do Estado.
“É a proposta de um governo que acredita na participação social e não tem isso só no discurso. Nós estamos já temos um plano plurianual que está em execução e estamos querendo revisá-lo para ficar mais sintonizado com o povo e nada melhor que ouvir a população. Temos excelentes especialistas no nosso governo, mas nada substitui a escuta ativa”, declarou.
O secretário de Planejamento, Washington Bonfim, destacou a prestação de serviços durante os dois dias de evento, assim como a adesão às oficinas, com ênfase na demanda do meio ambiente e clima. O representante enfatizou as ações já realizadas pela administração e reafirmou o compromisso de colaborar com as demandas. “Estamos fazendo isso de maneira dialogada. Muito do que está sendo pedido já está no nosso planejamento e isso é algo que nos conforta. Agora, é reestruturar”, colaborou.
O prefeito de Picos, Dr. Pablo Santos, acompanhou o chefe do executivo estadual e reforçou a parceria para o desenvolvimento da Capital do Mel. De acordo com o gestor, as ações ocorrerão de forma planejada e organizada, assim como as entregas de duas grandes obras na cidade: o teatro e o ginásio.
“Ficamos muito felizes, porque a gente entende que o governador tem Picos também como sua terra natal. São ações integradas para aproximar a sociedade do Governo do Estado do Piauí. Teremos grandes entregas e tenho certeza que [o governador] vai fazer cada dia mais, pois somos parceiros”, afirmou.
O secretário de Governo, Ivanovick Pinheiro, esclareceu que o seu cargo possui um papel mais que político, exercendo a possibilidade de garantir estratégias de crescimento para as cidades. “É uma pasta importante e estratégica do Governo. [Queremos] realizar um bom trabalho e entregar o que a população do estado do Piauí merece: o melhor. Está em primeiro lugar. Temos dialogado com os deputados, prefeitos e diretamente com a população”, justificou.
A secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes, demonstrou satisfação pelo evento realizado no município, enfatizando a busca por melhorias nas políticas públicas. A representante relembrou que serão 12 territórios recebendo o projeto, processo que dará resultados mais satisfatórios.
“Um balanço positivo. É um grande trabalho por eixos, fazendo uma contribuição e revisão do que já foi feito. Nossa avaliação é que começou muito bem. Estaremos com essa mesma mensagem do Governo se aproximando cada vez mais da população”, afirmou.
Questionada sobre o cuidado do público feminino, a secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, pontuou que a administração estará trabalhando em proporcionar políticas públicas de proteção para que o desenvolvimento seja pleno. “É muito importante estar descentralizando os programas e ações indo até os territórios, fazendo esse diálogo e a revisão de PPA. Precisamos interiorizar mais os equipamentos de proteção às mulheres para, efetivamente, avançar”, explicou.