A Polícia Rodoviária Federal autuou, na manhã desta sexta-feira (21), um jovem, de 25 anos, por porte de drogas (anfetaminas) para consumo pessoal sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar. A ação policial aconteceu na BR-316, em Picos.
O jovem dirigia um caminhão Volvo/FH440 4X2T quando foi abordado. Ao realizarem busca dentro do veículo, encontraram três cartelas contendo 37 unidades de Nobésio Extra Forte, os chamados “rebites”, utilizados pelos profissionais para tirar o sono e, consequentemente, possibilitando que os mesmos dirijam por mais tempo.
O caminhoneiro informou que comprou as anfetaminas no Piauí. Ele foi conduzido à Central de Flagrantes e foi lavrado um Termo Circunstanciado por descumprimento ao Art. 28 da Lei. 11.343/06 por porte de droga para consumo.
Você sabe as consequências de associar o uso de drogas à direção?
As drogas afetam o funcionamento do cérebro e podem afetar a capacidade para dirigir. Drogas psicoativas podem comprometer as funções cognitivas, motoras, provocar sonolência, alterações no humor e comprometer o controle do veículo.
Certamente você não se sentiria seguro sabendo que pode haver pessoas sob efeito de substâncias psicoativa dirigindo ao seu lado em uma rodovia, não é mesmo? Essas apreensões de drogas realizadas pela PRF podem salvar vidas.