34.8 C
Jacobina do Piauí
27 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralOeiras

Em Oeiras, morador coloca máscaras em estátuas para sensibilizar sobre a importância da proteção

Morador coloca máscaras em estátuas de Oeiras no Piauí — Foto: Carlos Rubem

Um morador do município de Oeiras, no Piauí, teve a ideia de colocar máscaras de proteção individual em três estátuas da região. Segundo o produtor cultural Carlos Rubem, o objetivo era sensibilizar a população local sobre a importância do uso para proteção devido a pandemia do novo coronavírus.

O produtor contou, que as máscaras foram colocadas há 15 dias, e a ideia surgiu exatamente depois que casos de Covid-19 foram testados positivos no município.

“Foi um apelo que fiz com o objetivo de sensibilizar a população porque tem muita gente que não usa a máscara, acha que incomoda”, disse.

Morador coloca máscaras em estátuas de Oeiras no Piauí — Foto: Carlos Rubem Morador coloca máscaras em estátuas de Oeiras no Piauí — Foto: Carlos Rubem

Morador coloca máscaras em estátuas de Oeiras no Piauí — Foto: Carlos Rubem

Carlos Rubem explicou que resolveu comprar as máscaras com um amigo, em seguida saiu pela cidade. “Comprei umas 20 máscaras com um amigo e sai no meu carro colocando. Na verdade, não coloquei só na estátua de Cônego Cardoso, mas também na Visconde de Parnaíba e na estátua do doutor Paulo de Tarso, figuras muito conhecidas”, comentou.

Segundo o padre Possidônio Ferreira, a ideia do morador serviu para reforçar a mensagem da importância do uso da máscara.

“Ela serviu para chamar a atenção da necessidade do uso da máscara, porque, apesar de tantas campanhas educativas por parte da igreja, dos órgãos públicos e dos meios de comunicação, muitas pessoas não estavam usando”, disse.

Morador coloca máscaras em estátuas em Oeiras no Piauí — Foto: Carlos Rubem Morador coloca máscaras em estátuas em Oeiras no Piauí — Foto: Carlos Rubem

Morador coloca máscaras em estátuas em Oeiras no Piauí — Foto: Carlos Rubem

O Secretário de Cultura Stefano Ferreira falou sobre a relevância histórica que a estátua de Cônego Cardoso representa para a população local.

“Ele foi pároco da Catedral da Nossa Senhora da Vitória durante muito tempo e o Instituto Histórico de Oeiras colocou essa estátua em sua homenagem. Ela foi construída na década 1980. Ficava próximo a uma praça de eventos e, logo depois, foi recolocada entre a catedral e a casa paroquial”, explicou.

* Rafaela Leal, estagiária sob supervisão de Josiel Martins / G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais