32.3 C
Jacobina do Piauí
25 de março de 2025
Cidades em Foco
Bela Vista do PiauíCaridade do PiauíDestaqueGeralMarcolândia

Em Marcolândia, AMVI promove encontro e discute sobre Plano Econômico, Logístico e Ambiental para destinação viável dos resíduos sólidos; veja fotos

A Associação dos Municípios do Vale do Itaim realizou, nesta sexta-feira (21), uma reunião para discussão de pautas de relevância para o município. Além do debate essencial, os representantes participaram da eleição para a nova mesa diretora da AMVI para o biênio 2025-26.

Na agenda, foi apresentado o plano econômico, logístico e ambiental, testando sobre a destinação mais viável, econômica e ambientalmente mais adequada para os resíduos sólidos. O novo presidente, Dr. Corinto Matos, destacou a relevância da temática para o território do Vale do Itaim.

“É uma temática mais do que atual. O fim dos lixões é um grande passo para todos os municípios e estamos mostrando o plano de viabilidade econômica da AMVI para termos a destinação correta dos resíduos sólidos para continuar o trabalho. Vamos reunir forças para que todos os municípios acabem com os lixões”, declarou.

+ Leia mais: Prefeito Dr. Corinto Matos é eleito presidente da Associação dos Municípios do Vale do Itaim

O prefeito de Simões, Magno Dantas, compareceu ao evento acompanhado do secretário de Meio Ambiente e pontuou que a pauta foi contemplada pelos gestores e será encaminhada para o município, considerando sempre a realidade municipal para que a responsabilidade seja uma prioridade.

“A AMVI, através do ex-presidente GD, articulou um plano de ações para os municípios da região. Estamos saindo com muitas informações a respeito da pauta e vamos levar para a realidade do nosso município para avaliar a viabilidade dos trabalhos”, explicou.

O prefeito de Jacobina do Piauí, Vanderlei Carvalho, frisou a importância dos municípios estarem engajados na causa para que as soluções sejam encontradas. De acordo com o gestor, apenas com o municipalismo é possível atingir êxito em grandes debates.

“É de suma importância, porque só fortalece para buscarmos as políticas públicas para o nosso território e trabalhar em conjunto. A união faz com que a gente melhore e se desenvolva e a parceria é de suma importância”, afirmou.

O prefeito Diogo Janes, de Conceição do Canindé, considerou relevante a adesão do município à AMVI, em razão do comprometimento dos gestores com a causa ambiental e de outras temáticas. Sendo assim, Diogão pontuou que estará engajado em buscar melhorias através de planejamento do governo e educação para a população.

“Eu tenho muito interesse e vejo a garra da Associação [de Municípios do Vale do Itaim] para resolver a questão dos lixões. Estamos juntos para trabalhar da forma correta. Vamos lutar para educar a população sobre o assunto, para que continue a diminuir os lixões e comece a coleta correta. Sabemos que não é fácil e nem rápido, mas Conceição do Canindé está na luta”, esclareceu.

O prefeito de Paulistana, Osvaldo Mamedio, ressaltou que o problema dos resíduos sólidos é uma causa antiga, necessitando de uma intervenção. O gestor colocou-se à disposição para colaborar com engajamento e compromisso.

“É um trabalho que já foi dado início e precisamos de continuidade. Neste momento, foi apresentado o plano de tratamento de resíduos sólidos para o território do Vale do Itaim, uma alternativa que os municípios se juntaram para buscar solução de algo que já estamos com prazo vencido”, disse.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais