A Associação dos Municípios do Vale do Itaim realizou, nesta sexta-feira (21), uma reunião para discussão de pautas de relevância para o município. Além do debate essencial, os representantes participaram da eleição para a nova mesa diretora da AMVI para o biênio 2025-26.
Na agenda, foi apresentado o plano econômico, logístico e ambiental, testando sobre a destinação mais viável, econômica e ambientalmente mais adequada para os resíduos sólidos. O novo presidente, Dr. Corinto Matos, destacou a relevância da temática para o território do Vale do Itaim.
“É uma temática mais do que atual. O fim dos lixões é um grande passo para todos os municípios e estamos mostrando o plano de viabilidade econômica da AMVI para termos a destinação correta dos resíduos sólidos para continuar o trabalho. Vamos reunir forças para que todos os municípios acabem com os lixões”, declarou.
+ Leia mais: Prefeito Dr. Corinto Matos é eleito presidente da Associação dos Municípios do Vale do Itaim
O prefeito de Simões, Magno Dantas, compareceu ao evento acompanhado do secretário de Meio Ambiente e pontuou que a pauta foi contemplada pelos gestores e será encaminhada para o município, considerando sempre a realidade municipal para que a responsabilidade seja uma prioridade.
“A AMVI, através do ex-presidente GD, articulou um plano de ações para os municípios da região. Estamos saindo com muitas informações a respeito da pauta e vamos levar para a realidade do nosso município para avaliar a viabilidade dos trabalhos”, explicou.
O prefeito de Jacobina do Piauí, Vanderlei Carvalho, frisou a importância dos municípios estarem engajados na causa para que as soluções sejam encontradas. De acordo com o gestor, apenas com o municipalismo é possível atingir êxito em grandes debates.
“É de suma importância, porque só fortalece para buscarmos as políticas públicas para o nosso território e trabalhar em conjunto. A união faz com que a gente melhore e se desenvolva e a parceria é de suma importância”, afirmou.
O prefeito Diogo Janes, de Conceição do Canindé, considerou relevante a adesão do município à AMVI, em razão do comprometimento dos gestores com a causa ambiental e de outras temáticas. Sendo assim, Diogão pontuou que estará engajado em buscar melhorias através de planejamento do governo e educação para a população.
“Eu tenho muito interesse e vejo a garra da Associação [de Municípios do Vale do Itaim] para resolver a questão dos lixões. Estamos juntos para trabalhar da forma correta. Vamos lutar para educar a população sobre o assunto, para que continue a diminuir os lixões e comece a coleta correta. Sabemos que não é fácil e nem rápido, mas Conceição do Canindé está na luta”, esclareceu.
O prefeito de Paulistana, Osvaldo Mamedio, ressaltou que o problema dos resíduos sólidos é uma causa antiga, necessitando de uma intervenção. O gestor colocou-se à disposição para colaborar com engajamento e compromisso.
“É um trabalho que já foi dado início e precisamos de continuidade. Neste momento, foi apresentado o plano de tratamento de resíduos sólidos para o território do Vale do Itaim, uma alternativa que os municípios se juntaram para buscar solução de algo que já estamos com prazo vencido”, disse.