34.8 C
Jacobina do Piauí
27 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Em emergência por causa da seca, municípios do semiárido registram temporais

Municípios que sofrem com a estiagem são monitorados após a ocorrência de temporais e alagamentos. O município de São Raimundo Nonato é um deles, após chuva registrada nessa terça-feira (22). O centro da cidade ficou alagado, deixando moradores ilhados.

Até o momento, a Secretaria Estadual de Defesa Civil não foi acionada. “Coincidentemente, o município de São Raimundo é um dos 41 municípios da região do semiárido que continua em estado de emergência decretado por conta da seca e agora foi atingido por essa chuva”, informou o secretário Geraldo Magela.

A Secretaria de Meio Ambiente (Semar) prevê mais chuvas no Piauí até o final da semana. A previsão, segundo o órgão, é de novas chuvas para a região Sul nos próximos dias.

“Estava previsto chuva forte para a região do semiárido. Ontem (22) Curimatá teve chuva forte com muita ventania, que derrubou árvores na cidade durante a tarde. Está previsto chuva com vento na região sudoeste do Piauí, incluindo a região de São Raimundo Nonato”, completou Magela.

De acordo com Magela, a incidência do volume de chuvas isoladas, ainda que intensas, não é suficiente para resolver o problema de abastecimento da região. “A região está com o volume dos reservatórios muito baixo, o nível de água no subsolo também muito baixo. São chuvas atípicas e extemporâneas, um ou dois dias de chuvas não vai resolver o problema da seca”, lamentou.

Além de São Raimundo Nonato, municípios como Marcolância, Pio XI, até o extremo Sul, como Morro Cabeça do Tempo, permanecem em estado de emergência.

Fonte: Valmir Macêdo  / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais