“Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. Esse foi o tema central da XI Conferência Municipal de Assistência Social de Wall Ferraz-PI, realizada neste terça-feira, 31 de agosto, na Escola Professora Idalina, com grande participação popular e de autoridades políticas do município.
O evento foi promovido Secretaria de Assistência Social e Conselho Municipal de Assistência Social e apoio da Prefeitura Municipal. O objetivo do encontro é proporcionar um espaço de discussão e de monitoramento da Política de Assistência Social e do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, definindo prioridades através da aprovação de deliberações para o âmbito municipal, estadual e federal.
A Conferência reuniu representantes dos poderes públicos do município, profissionais e servidores da Assistência Social, professores do município, usuários e sociedade civil em geral, além do prefeito Guilherme Maia, da primeira dama Isabel Barroso, do vice-prefeito Edmilson Pinheiro e vereadores do município. A psicóloga Djanyra Maria foi a conferencista e fez explanação sobre o tema central e os cinco eixos norteadores da Conferência.
A conferencista agradeceu a presença das autoridades políticas e população em geral que participaram da Conferência como protagonistas na Conferência Municipal. “Vocês hoje estão sendo importantíssimos para a Wall Ferraz que nós queremos, para um estado melhor, para um Brasil melhor. Não tem como nós chegarmos daqui a dois anos e reclamar das coisas que não estão acontecendo, por isso, hoje vocês estão de parabéns por participar até o final”, comentou Djanyra Maria.
A Secretária de Assistência Social Denhyz Fátima agradeceu a presença de todos e informou que resolveu realizar a Conferência de forma presencial devido o município ter zerado os casos de Covid-19. Ela afirmou que o momento é primordial para a Assistência Social. “Esse é um momento que a gente se junta para elaborar propostas, elaborar eixos para mandar para o Estado e cobrar o que não está vindo para o nosso município”, pontuou Denhyz Fátima.
Foram divididos em cinco grupos de trabalho para a partir dos eixos norteadores, discutirem a sua realidade atual e as perspectivas. Cada grupo elaborou propostas para a implementação das políticas públicas de assistência social a nível municipal, estadual e nacional. As proposições de cada grupo foram apresentadas na plenária final e aprovadas. Ao final, também foram eleitos os delegados titulares e suplente que irão representar o município na Conferência Estadual, que acontecerá em Teresina.