23.6 C
Jacobina do Piauí
25 de março de 2025
Cidades em Foco
DestaqueGeralInternacional

Em Brasília, Rafael Fonteles cobra avanços na construção da ferrovia Transnordestina

Foto: Ccom

O governador Rafael Fonteles destacou nesta terça-feira (07), em Brasília, a importância da ferrovia Transnordestina. A obra é considerada estratégica para o escoamento da produção de grãos no Piauí e deve facilitar a ligação da região com os portos de Pécem, no Ceará, e Suape, em Pernambuco.

O assunto foi tratado em reunião, em Brasília, com os ministros do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e com diretor-presidente da Transnordestina, Tufi Daher Filho.

“É uma obra que irá facilitar o escoamento da produção de grãos e de minérios do Piauí. Mais do que um modal de transporte, será uma obra fundamental para fomentarmos a economia, gerarmos emprego e renda e novas oportunidades de negócios”, disse.

Ainda nesta terça-feira, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou que o objetivo do Governo Federal é que até o final da atual gestão a maior parte da ferrovia esteja em funcionamento, com solicitado pelo presidente Lula. Ao todo, são 1753 quilômetros de extensão.

Nesta semana, será realizada nova reunião para debater o tema, com presença de representantes dos ministérios do Desenvolvimento Regional (MIDR), do Desenvolvimento Social, dos Transportes, da Infraestrutura, da Fazenda, de Portos e Aeroportos e da Casa Civil para que seja apresentado o quanto antes um projeto detalhado ao presidente Lula.

“Este é um projeto prioritário tanto para o presidente quanto para os governadores. Vamos sistematizar as prioridades por regiões e por estados e, no Nordeste, merecem destaque a transposição do Rio São Francisco e a Transnordestina. O Governo Federal vai fazer o possível para que o projeto da ferrovia seja garantido por inteiro”, destacou o ministro Waldez Góes.

Bancada Federal

O governador Rafael Fonteles também se reuniu com os oito deputados federais e os dois senadores que compõem a bancada federal do Piauí.

“Tivemos um encontro importante com a nossa base aliada. Falamos de obras hídricas e rodoviárias; da interligação do Norte ao Sul do Piauí, que irá gerar um grande desenvolvimento econômico; e apresentação desse projeto de desenvolvimento social e econômico que queremos levar aos piauienses”, finalizou o governador.

Fonte: Natanael Souza / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais