33.4 C
Jacobina do Piauí
17 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPiauí

Em 2022, 21 pessoas morreram vítimas de acidentes de trabalho no Piauí

Em 2022, 21 pessoas morreram vítimas de acidentes de trabalho no Piauí; notificações aumentaram 17,3% — Foto: TV TEM /Reprodução

Em 2022, 21 pessoas morreram em decorrência de acidentes de trabalho no Piauí, segundo o levantamento realizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-PI). Além disso, no ano passado, o estado registrou 2.180 notificações por acidentes de trabalho, ou seja, um aumento de 17,3% no número de notificações entre 2022 e 2021.

Teresina é o município piauiense que concentra a maioria das notificações por acidentes de trabalho, com 64% dos registros. Em seguida está Parnaíba (5%), União (3%), Picos (3%) e Floriano (2%).

Os dados alimentam o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho e se baseiam nas comunicações de acidentes de trabalho ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo a coordenadora regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat) do MPT-PI, a procuradora Maria Elena Rêgo, os dados são fundamentais para a articulação de políticas preventivas contra acidentes de trabalho.

“São com esses dados que podemos atuar de forma mais firme e também baseada na realidade de cada estado e/ou município para evitar que tenhamos nossos trabalhadores afastados ou até mesmo perdendo a vida por situações evitáveis”, declarou.

Contudo, o órgão acredita que os números são ainda maiores e que há subnotificação de, pelo menos, 30,4% dos casos.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais