33.8 C
Jacobina do Piauí
4 de junho de 2026
Cidades em Foco
Nordeste em FocoPiauíPolítica

Eleições OAB-PI: Celso Barros Neto nega interferência do governador na disputa

Presidente da OAB-PI Celso Barros Neto

As eleições da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB-PI) vão acontecer apenas em novembro, mas os debates e articulações que envolvem a disputa sobre quem será o próximo presidente da classe advocatícia já estão acontecendo. Em meio a este cenário, o atual presidente da OAB-PI, Celso Barros Neto, negou as especulações que indicavam uma suposta interferência do governador Rafael Fonteles na disputa.

Segundo as informações, as eleições da OAB-PI serão realizadas na segunda quinzena de novembro. A disputa tem como objetivo eleger os novos nomes para a presidência do Ordem, bem como suas diretorias e conselhos que irão comandar a entidade para o próximo triênio 2025-2027.

Em entrevista ao PortalODia.com, Celso Barros espera que o período de eleições na entidade, apesar de movimentar bastante os membros, transcorra de tranquila em todo o estado.

“A campanha é feita 45 dias antes. Então, até lá estaremos adotando o processo das eleições, onde espero que sejam tranquilas, mas disputadas como a democracia na nossa Ordem exige”, disse.

O presidente da OAB-PI refutou as informações de que o chefe do Executivo estadual estaria interferindo na disputa.

“Não tem essa intercessão não. Não há esse tipo de ligação. É claro que existem pessoas de todos os lados ligados, aqui e ali em Teresina e no Piauí, em todos os setores do governo público (ligados ao governador)”, destacou Celso Barros.

Apoio a pré-candidato

Um dos postulantes à vaga de presidente da OAB-PI é o advogado Aurélio Lobão. Celso Barros afirma que o membro possui história dentro da entidade e, com isso, possui o apoio de seus aliados na disputa da presidência da Ordem.

“Ele é um pré-candidato e nós temos com ele uma boa relação e ligação. Ele conhece muito a OAB, advogado a muito tempo, professor, então tem a nossa grande pré-disposição”. finalizou.

Eleições OAB-PI 2021

Em 2021, data do último pleito eleitoral, Celso Barros Neto ganhou a disputa ao lado de sua vice, a advogada Daniela Freitas. A chapa “Pra Seguir em Frente” conquistou 3.029 votos (37.52% dos votos válidos).

O advogado Raimundo Júnior, candidato a presidente pela chapa “OAB de Verdade” foi o segundo colocado, com 2.970 votos (36.79% dos votos válidos). Em terceiro lugar, o candidato Carlos Henrique, da Chapa “Coragem Para Mudar”, com 1.847 votos (22.88% dos votos válidos). Houve ainda 98 votos em branco e 127 nulos (2.81% dos votos).

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais