13 de janeiro de 2025
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPiauí

Dr. Vinicius apresenta Diagnóstico da Bacia Leiteira e lança programa de capacitação para produtores no Piauí

Foto: Ascom

O deputado estadual Dr. Vinicius fez uma apresentação, durante a abertura da 35ª Festa do Leite, em São José do Divino, destacando um diagnóstico pioneiro da bacia leiteira do estado do Piauí. O estudo foi realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), a FADEX (Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação da Universidade Federal), a Fundação Embrapa, e contou com o apoio de instituições como o Sebrae e a Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA).

O diagnóstico realizado pela parceria foi o primeiro a avaliar o setor leiteiro no Piauí, identificando os principais desafios enfrentados pelos produtores para aumentar a produção de leite no estado. A partir desse diagnóstico, foi lançado um programa de treinamento especializado, que visa capacitar mais de 150 produtores de leite em todo o Piauí. Esse programa contará com a presença de técnicos agrícolas especializados que fornecerão suporte técnico para otimizar a produção de leite, a fim de melhorar a qualidade e a competitividade do setor.

Segundo o Anuário do Leite 2022, elaborado pela Embrapa, o Piauí ocupa a 22ª posição no ranking dos maiores produtores de leite do Brasil, com uma produção estimada em 69.334 milhões de litros de leite no ano de 2020. O estado possui cerca de 25.370 propriedades leiteiras, que ordenham diariamente 100.220 vacas, com uma produção média de 1,89 litro por vaca ordenhada.

A iniciativa faz parte de um esforço do governo estadual, em parceria com diversas instituições, para promover o desenvolvimento sustentável da atividade leiteira no Piauí, garantindo mais qualidade de vida para as famílias que dependem dessa atividade e contribuindo para a geração de emprego e renda em todas as regiões do estado.

O programa inicia agora a fase prática, com ações que incluem distribuição de cartilhas, videoaulas, e assistência técnica nas propriedades. O projeto também visa melhorar as condições de infraestrutura, incluindo o aprimoramento da rede de energia para o resfriamento do leite e o transporte adequado.

Dr. Vinicius destacou também a importância do associativismo entre os produtores, uma vez que a união de forças pode garantir melhores condições de competitividade no mercado e proporcionar mais condições para superação das dificuldades enfrentadas.

“Hoje é um dia muito importante para todos nós que acreditamos no potencial do nosso estado. O Piauí tem todas as condições de se tornar um grande produtor de leite, e essa parceria que estamos firmando é um passo decisivo para transformar a realidade da nossa pecuária leiteira. Com o diagnóstico realizado e o início do programa de capacitação, teremos mais qualificação para nossos produtores, o que resultará em mais competitividade, melhores resultados econômicos e qualidade de vida para nossas famílias. Agradeço a todos os parceiros que estão tornando essa iniciativa possível e reforço o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar no Piauí”, conclui o deputado.

Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais