24.5 C
Jacobina do Piauí
27 de fevereiro de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeral

Doutorado em Alimentos e Nutrição da UFPI é aprovado pela CAPES

O Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição (PPGAN) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) conseguiu aprovar a proposta de criação do Doutorado na área de Alimentos e Nutrição.

Com esse Doutorado, a UFPI oferta agora nove Cursos de Doutorado e 35 Cursos de Mestrado. O PPGAN atualmente é composto por professores dos Departamentos de Nutrição, Educação Física, Fisiologia e Biofísica e do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Processamento de Alimentos (NUEPPA) da UFPI, além de professores do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e pesquisadores da EMBRAPA.

Para a Coordenadora do PPGAN, Prof.ª Dr.ª Regilda Saraiva, a aprovação é resultado do trabalho desenvolvido em nível de Mestrado pelo Programa. “Esse Mestrado começou em 2009. Nós começamos com uma especialização, em que tivemos duas turmas, e a partir dessas turmas de especialização nós partimos para propor o Mestrado, que atualmente é conceito quatro pela CAPES, de acordo com a última avaliação no triênio 2010-2012”, destaca a coordenadora do PPGAN.

A Subcoordenadora do PPGAN, Prof.ª Dr.ª Karoline Frota afirma que o Doutorado em Alimentos e Nutrição da UFPI é uma oportunidade aos estudantes da área que querem ingressar na carreira acadêmica. “Antes as pessoas tinham que se deslocar do Piauí para fazer Doutorado fora. E esse Doutorado na UFPI possibilita os alunos de se qualificarem sem precisar sair do Estado”, declara a Subcoordenadora do PPGAN.

O Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição da UFPI, além de desenvolver pesquisas, também é focado na inserção social. “Além de professores que já produziram livros para ensino básico sobre a educação alimentar, nós também temos pesquisadores que trabalham com alimentos e sempre procuram pesquisar sobre produtos regionais para agregar valor e dar visibilidade a esses alimentos”, destaca a coordenadora do PPGAN, Prof.ª Dr.ª Regilda Saraiva. O diagnóstico de peso e obesidade em estudantes pré-escolares, diagnóstico de saúde e nutrição da população local e a caracterização sensorial da cajuína, são exemplos de algumas pesquisas já desenvolvidas pelo PPGAN.

A previsão para início da seleção para o Doutorado em Alimentos e Nutrição é para o segundo semestre de 2015.

 

 

 

Fonte: UFPI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais