30.2 C
Jacobina do Piauí
19 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralInternacionalNordeste em Foco

Do Piauí, ministro Nunes Marques é eleito vice-presidente do TSE

Ministro Nunes Marques do Supremo Tribunal Federal. — Foto: Reprodução

O ministro Kassio Nunes Marques, de Teresina, no Piauí, foi eleito vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ministra Cármen Lúcia foi a escolhida para o cargo de presidente da Corte. O resultado da eleição, realizada via formulário eletrônico, foi anunciado pelo ministro Alexandre de Moraes na sessão da terça-feira (07).

Os dois estarão à frente do TSE nas eleições municipais deste ano.

Nunes Marques chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) em 2020, pela indicação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), após a aposentadoria antecipada do ministro Celso de Mello. Já esta será segunda vez de Cármen Lúcia como presidente. Ela também presidiu o tribunal entre 2012 e 2013.

Nesta terça, a ministra agradeceu a confiança do tribunal e disse que ela e Kassio Nunes Marques se comprometem a “honrar a Constituição, as leis da República” e para que a Justiça Eleitoral “continue a cumprir sua função constitucional em benefício da democracia brasileira”.

“Agradeço, em meu nome e em nome do ministro Nunes Marques, a confiança do Tribunal pelos votos que nos foram dados, comprometendo-nos a honrar a Constituição e as leis da República com inteira responsabilidade e absoluta dedicação ao Tribunal Superior Eleitoral. A Justiça Eleitoral brasileira continua a cumprir a sua função constitucional em benefício da democracia brasileira”, destacou a ministra Cármen Lúcia, logo após o anúncio do resultado.

A data da sessão solene de posse da presidente e do vice-presidente eleitos será divulgada posteriormente.

Biografia

Natural de Teresina, o ministro Kassio Nunes Marques é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), mestre em Direito pela Universidade Autônoma de Lisboa, em Portugal, e doutor e pós-doutor pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Atuou como advogado e foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí entre 2008 e 2011. Também foi desembargador e vice-presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, sediado em Brasília (DF).

Composição

O TSE é composto de, no mínimo, sete ministros: três são originários do STF, dois são do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois são representantes da classe dos juristas – advogados com notável saber jurídico e idoneidade – indicados pelo presidente da República. Cada ministro é eleito para um biênio, sendo proibida a recondução após dois biênios consecutivos. Atualmente, a Corte Eleitoral é presidida pelo ministro Alexandre de Moraes.

Com informações de Folha de São Paulo e TSE

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais