26.8 C
Jacobina do Piauí
22 de junho de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Deputado quer criação do banco de medicamentos do Piauí

O deputado estadual Rubem Martins (PSB) apresentou projeto na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) sugerindo a criação de um banco de medicamentos no Piauí. Os estoques seriam oriundos de doação de pessoas físicas e jurídicas.

A Secretaria da Saúde ficaria responsável por formar os estoques, classificar e verificar o conteúdo e o prazo de validade dos medicamentos. De acordo com o projeto, o medicamento deve estar em bom estado de conservação, com embalagem e prazo mínimo antes do vencimento de 40 dias.

Ainda segundo a matéria, lida nesta segunda-feira (10) no grande expediente da Casa, os estoques devem ser atualizados semanalmente e a lista disponível em meio eletrônico. O governo do Estado é quem definirá onde serão instalados os bancos de medicamentos.

“Sabemos que o custo dos medicamentos no país é relativamente alto, devido às taxas tributárias. Sendo um agravante para aqueles que, de alguma maneira, necessitam de remédios que não são ofertados pelo SUS, haja vista, a grande maioria não dispor de recursos para obtê-los. Analisando sob esse aspecto e pensando nesse público e na quantidade de medicamentos que não são consumidos em sua totalidade, e são desperdiçados, indo muitos deles para o lixo, o referido Projeto de Lei vem equilibrar esse quadro crítico, atendendo as pessoas necessitadas e diminuir os desperdícios, gerando a satisfação dos que necessitam desse serviço e economia para o Estado”, justificou o parlamentar.

O projeto segue agora para a Comissão de Constituição de Justiça (CCJ).

 

Do Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais