A Polícia Civil do Piauí vai condecorar com uma medalha 87 delegados que completaram dez anos de carreira policial no Estado. A medida consta em portaria publicada na última sexta-feira (27) no Diário Oficial do Estado, assinada pelo delegado-geral Luccy Keiko. Os nomes constantes na lista para a concessão da Medalha do Serviço Policial foram homologados pelo Conselho Superior da Polícia Civil.
Entre os 87 delegados que serão premiados e estão no exercício de suas funções, o delegado-geral concederá também uma medalha post-morten ao agente Baker Martins Batista, policial que morreu em um grave acidente na BR-343, em Campo Maior, e ao delegado Menandro Pedro Lopes da Luz, que faleceu vítima de um mal súbito durante uma corrida de rua no ano passado em Teresina.
Promoção post-mortem a agente do DRACO morto em serviço
Esta não é a primeira homenagem que a Polícia Civil do Piauí faz a integrantes e ex-integrantes de seus quadros. No último dia 19 de setembro, foi publicado no Diário Oficial que o agente Marcelo Soares da Costa, policial do DRACO que foi assassinado durante uma operação no Maranhão, receberá uma promoção post-mortem pelo serviços prestados à Polícia Civil piauiense.
A promoção post-morten conta no Artigo 9º da Lei nº 5.821, que define cinco critérios para a promoção de oficiais e agentes de corporações brasileiras: antiguidade, merecimento, escolha, bravura e post-morten. A promoção post-morten é aquela que visa expressar o reconhecimento ao oficial ou agente falecido no cumprimento do dever ou em consequência dele, ou reconhecer o direito do oficial a quem cabia promoção, não efetivada por motivo do óbito.
Fonte: O Dia