25.9 C
Jacobina do Piauí
17 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente investiga desmatamento e grilagem em reserva indígena no Piauí

Foto: Divulgação/PC-PI

A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) investiga uma denúncia de desmatamento  e grilagem de terras dentro da área de uma reserva indigena localizada na região da Serra dos Quilombos, entre Santa Filomena e Gilbués, no Sul do Piauí.

Segundo o delegado Emir Maia, a área foi demarcada e cedida pelo Instituto de Terras do Piauí (Interpi) a cerca de 20 famílias da etnia Akroá Gamella, que sofrem com constantes ameaças por parte dos criminosos que exploram indevidamente a terra.

“Estamos ouvindo o cacique e seu filho. Houve desmatamento de uma grande área dentro da reserva indigena com o uso de correntões. Há um suspeito e a motivação é a grilagem”, disse o delegado ao Cidadeverde.com.

Agentes da Polícia Civil estiveram no local acompanhados de uma equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR), mas não encontraram as máquinas que teriam sido usadas para o desmatamento, ocorrido no começo de dezembro.

“Queremos identificar o autor do desmatamento, iniciá-lo pela prática deste crime, requisitar exame pericial ambiental, requerer busca e apreensão dos instrumentos utilizados, e, após,  enviar os autos à Justiça”, concluiu Emir Maia.

Breno Moreno
[email protected]

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais