25.9 C
Jacobina do Piauí
3 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Criadores de fake news editam fala de Pedro Alcântara para dizer que prefeito não morreu de coronavírus

Os criadores de fake news estão passando dos limites nesta época em que muita gente, que está em quarentena, está ficando mais dia se ocupando com o que recebe de supostas informações via redes sociais.

O Whatsapp se tornou uma mina de ouro para os criadores deste tipo de conteúdo falso. É comum postarem algo em alguns grupos e fazer espalhar pelas redes como se fosse uma verdade e, claro, confundir as pessoas em um momento tão delicado.

Desde cedo da manhã desta quarta-feira (08/04) espalharam um vídeo do jornalista Pedro Alcântara, da TV Antena 10, como se ele estivesse informando que o caso do prefeito de São José do Divino, Antônio Felícia, falecido há cerca de dez dias, não fosse vítima de coronavirus.

Felícia teve exame confirmando que foi a primeira vítima fatal por covid-19 no Piauí. Morto após buscar atendimento médico na cidade vizinha de Piracuruca, no dia 27 de março, foi anunciado posteriormente que ele estava com a doença, não resistiu e morreu.

No entanto, segundo essa fake news que se espalhou pelas redes sociais, colocava Pedro Alcântara lendo o diagnóstico de uma outra pessoa que teria morrido por tuberculose. No entanto, editaram o vídeo, cortando a parte que o jornalista falava se tratar de um morador do mesmo município.

Enganou muita gente, que saiu compartilhando especialmente por quem duvida das informações e dados oficiais da SESAPI (Secretaria Estadual de Saúde). Atualmente, de forma oficial, o número de casos de coronavirus confirmados no Piauí é de 31, com 5 mortes, sendo três em Teresina, uma em Parnaíba e outra em São José do Divino.

ALERTA ÀS FAKE NEWS

Ao receber uma informação duvidosa em seu Whatsapp, não compartilhe. Faça uma rápida checagem via Google. Veja se saiu como informação em algum veículo de comunicação responsável. E por fim só repasse o link se houver, de fato, alguma confirmação. Se receber de algum contato, mesmo que seja em um grupo, você pode denunciar ao próprio Whatsapp. Existe o botão “Denunciar”. Ou se preferir, entre em contato com o Whatsapp através do “Fale conosco”.

Abaixo, o vídeo de Pedro Alcântara negando a fake news:

Fonte: OitoMeia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais