26.9 C
Jacobina do Piauí
17 de julho de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacionalPolítica

Combate ao feminicídio: Senadora piauiense quer expandir iniciativa do ‘banco vermelho’

Jussara Lima

Inspirado em uma iniciativa internacional, a ocupação urbana “Banco Vermelho” pode ser incluída na campanha “Agosto Lilás”, no mês de proteção à mulher. A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou nesta terça-feira (9) o PL 147/2024, que dá força à iniciativa de instalação de bancos vermelhos em locais públicos com mensagens de reflexão e informações sobre canais de ajuda e denúncia sobre feminicídio. A proposta, da Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável da senadora Jussara Lima (PSD-PI), e segue com urgência para o Plenário.

A campanha internacional teve início em 2016, na Itália, e foi trazida para o Brasil por Andrea Rodrigues e Paula Limongi, que tiveram amigas assassinadas por seus companheiros. A iniciativa do Banco Vermelho consiste na instalação de pelo menos um banco dessa cor em espaços públicos de grande circulação de pessoas.

O projeto altera a Lei nº 14.448, de 2022, que trata do Agosto Lilás como mês de proteção à mulher. Além de inserir a iniciativa do Banco Vermelho no âmbito da campanha, a proposta prevê a realização de ações de capacitação em lugares de grande circulação e a premiação dos melhores projetos relacionados à conscientização e enfrentamento da violência contra a mulher e reintegração da vítima.

Jussara Lima lembra que, desde a tipificação do feminicídio, em 2015, o número de registros desse crime vem aumentando, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Apenas em 2023, foram 1.463 vítimas.

” As estatísticas de violência contra a mulher no Brasil são assustadoras. O projeto tem o potencial de complementar as medidas existentes e ainda oferece mais frentes de atuação para a campanha de conscientização e prevenção da violência contra a mulher” afirmou a relatora.

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) comemorou a aprovação: “Nosso sonho é o Banco Vermelho em todas as praças do Brasil, e a gente vai fazer isso juntas. Parabéns pelo seu relatório e um abraço ao Instituto Banco Vermelho” disse.

Banco Vermelho instalado no senado - (Rodrigo Viana/Senado Federal)Rodrigo Viana/Senado Federal

Banco Vermelho instalado no senado

Com informações Agência Senado

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais